Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
11:26:55
informe o texto

Notícias / Judiciário

12/11/2020 às 14:50

Julier denuncia Emanuel por uso de colete 'institucional'

O candidato petista ingressou com uma ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra o atual chefe do Executivo Municipal nesta quinta-feira, dia 12.

Kamila Arruda

Julier denuncia Emanuel por uso de colete 'institucional'

Foto: João Vieira/ A Gazeta

Restando três dias para a eleição, o ex-juiz federal Julier Sebastião (PT) tenta impugnar o registro de candidatura do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que disputa a reeleição neste ano. O candidato petista ingressou com uma ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra o atual chefe do Executivo Municipal nesta quinta-feira (12).

Julier pede que a Justiça Eleitoral apure suposto abuso de poder político por parte do emedebista durante a campanha eleitoral. Para ele, Pinheiro está tentando confundir o eleitor.

Isto porque, o emedebista está fazendo uso da mesma vestimenta que utilizou para anunciar diversas ações da Prefeitura de Cuiabá, como por exemplo as medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de um colete verde que o emedebista, inclusive usou no debate entre os postulantes ao comando do Palácio Alencastro realizada nesta quarta-feira (11).

Para Julier, isso gera no eleitor certa confusão entre o que é público e o que é privado, ferindo assim a Constituição Federal no que diz respeito a “impessoalidade”. 

“Não há distinção do público e do privado, confundindo a máquina pública estatal com sua pessoa enquanto gestor municipal, fazendo, inclusive, constar em seu colete o seu nome, e a bandeira da cidade de Cuiabá”, enfatizou.

Para embasar a sua argumentação, o ex-magistrado anexou na ação uma série de imagens de Pinheiro divulgadas em sua rede social. “Agora, enquanto candidato, a situação se agrava e se torna ainda mais reveladora, já que, no âmago de se aproveitar de sua exposição midiática nas propagandas institucionais de atos da prefeitura, utiliza-se de imagens com colete de extrema similitude, no intuito de angariar votos ante a promoção pessoal anteriormente realizada”, completou.

Diante disso, Julier pede o cancelamento do registo de candidatura do atual prefeito. A ação tramita na 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Francisca 12/11/2020 às 00:00

    Apoiado, e não é a primeira vez . Achei até que a Lei Eleitoral tivesse mudado. Emanuel tem usado a prefeitura na campanha . Um exemplo o Kit escolar, veiculou em várias propagandas . O dinheiro é da Prefeitura, digo NOSSO imposto !! O gestor tem a obrigação de destinar os recursos aos destinos certos e o paletó não é um deles .

 
Sitevip Internet