Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
12:13:32
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

13/11/2020 às 16:30

Brasil importa 103 mil toneladas de óleo soja e registra maior volume importado desde 2002

Argentina foi o principal responsável pelo abastecimento do país no último mês

Edyeverson Hilario

Brasil importa 103 mil toneladas de óleo soja e registra maior  volume importado desde 2002

Foto: Reprodução

Do início do ano até o mês de outubro, o Brasil importou 103 mil toneladas de óleo de soja dos países vizinhos. As negociações resultam da falta da oleaginosa no mercado nacional. Situação que resultou no maior volume importado desde 2002, quando o país comprou 133 mil toneladas do produto.
 
Desse total, foram compradas 67 mil toneladas de óleo de soja, só em outubro, segundo os dados do Ministério da Economia. Negociação que também resultou em um novo recorde. Dessa vez, o de maior volume importado em um único mês, que até então havia sido em 1998. Nesse período a nação precisou comprar 36,9 mil toneladas de óleo para atender a demanda interna.
 
Diante dessa conjuntura, a Argentina foi o principal responsável pelo abastecimento do Brasil em outubro. De todo o óleo importado no período, quase 53 mil toneladas vieram dos hermanos, isso é, mais de 79% do total negociado no período. Com as vendas, o país vizinho ganhou cerca de US$ 45,2 milhões.
 
Outro país que teve participação significativa na venda do óleo de soja foi o Paraguai, que nesse tempo enviou 14 mil toneladas do produto para o Brasil.
 
Aumento expressivo na importação
 
Junto com a compra do óleo, o Brasil também aumentou a importação de soja em grão dos países vizinhos. Montante que somam mais de 625 mil toneladas da oleaginosa. Fato novo, ante o que foi visto nos últimos anos, tanto que essa é a maior quantidade da oleaginosa importada nos últimos 17 anos.
 
Apesar do volume das importações brasileiras ser inferior aos 2,5 milhões de toneladas de soja enviada pelo Brasil para o mercado internacional, o montante comprado pelo país tem demonstrado consistência ao longo deste ano. Tanto que, só no último mês, cerca de 97,3 mil toneladas do cereal entraram no país.
 
Exportações recordes x falta de soja no mercado interno
 
Neste ano, o Brasil já enviou mais de 81 milhões de toneladas de soja para outros país, vendas que causaram um desabastecimento no mercado interno, que, por sua vez, tem resultado em importação do grão.
 
Diante desse cenário, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) estima que os estoques da oleaginosa encerrem o ano com aproximadamente 220 mil toneladas. Volume que representa o menor montante armazenado, desde 1999.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet