Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
19:23:09
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

14/11/2020 às 15:53

Não fez biometria? Saiba em quais municípios eleitores estão com títulos cancelados

Apesar da biometria não ser um meio de identificação do eleitor em 2020, 375.260 eleitores estão com títulos cancelados em MT

Maria Clara Cabral

Em Mato Grosso, 2.317.102 eleitores estão aptos a votar e 375.260 estão com os títulos cancelados por não terem feito o cadastro da biometria. Estes não poderão votar neste domingo (15) em 34 municípios dos 141 municípios, incluindo Cuiabá e Vázea Grande, cidades com mais votantes no Estado.

São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Poconé, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Jaciara, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Campo Verde, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nortelândia, Nova Santa Helena, Cocalinho, Nova Brasilândia, Campos de Júlio, Acorizal, Araguaiana, Torixoréu, Indiavaí, Luciara, Ribeirãozinho, Planalto da Serra, Vale de São Domingos, Serra Nova Dourada, Araguainha e Ponte Branca.

Nos demais, os eleitores que não fizeram a biometria não estão com o título cancelado e, portanto, poderão votar. Isso porque, nestas cidades, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que não houve tempo hábil para a regularização devido à pandemia. 

O presidente do TRE Gilberto Giraldelli alega, no entanto, que há tempos o órgão alerta para os cancelamentos. 

“Nós fazíamos o alerta constante de que tínhamos uma grande quantidade de eleitores com títulos cancelados, isso já nos idos de 2019, conclamando os eleitores para que comparecessem e regularizassem a situação. A nossa Casa da Democracia estava aberta com toda a possibilidade do eleitor comparecem sem qualquer tipo de fila”, afirmou durante coletiva de imprensa neste sábado (14).

Até março deste ano, 380.953 eleitores estavam com o título cancelado segundo divulgou o TRE. Esse eleitorado teve até o dia 06 de maio para procurar a unidade de atendimento da Justiça Eleitoral instalada em seu município e regularizar.

A necessidade do cadastramento não significa, no entanto, que a biometria será um meio de identificação do eleitor nas eleições de 2020. 

“Não vamos confundir processo de dispensa de biometria com a questão dos títulos. A dispensa é no momento de identificação do eleitor para evitar que todos os eleitores tivessem que fazer a posição de polegar ou de qualquer dos dedos no mesmo leitor”, ressaltou Giraldelli.

É aconselhável a todos os eleitores que, antes de se dirigirem aos locais de votação, consultem o site do TRE para verificar se o título está apto a votar.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet