Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
10:03:27
informe o texto

Notícias / Polícia

15/11/2020 às 17:27

MT registra 127 ocorrências eleitorais e 22 pessoas são levadas à PF

Nenhum candidato foi preso ou detido, somente eleitores

Eduarda Fernandes

MT registra 127 ocorrências eleitorais e 22 pessoas são levadas à PF

Foto: Reprodução

Mato Grosso registrou, até as 15h30 deste domingo (15), 127 ocorrências relacionadas às Eleições 2020. A natureza de 105 dessas ocorrências foi relativa à boca de urna. Dentre as ourtas, 5 foram por tumultuar o local de votação, 5 por compra de votos, 4 por fornecer alimento e transporte em troca de voto, 2 por fakenews, duas por transporte de eleitor, 1 por recusar ou abandonar o serviço eleitoral sem justa causa e 1 injúria eleitoral.

Também foram registradas 22 detenções pela Polícia Federal em Cuiabá, Barra do Garças, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis, e uma prisão na Capital. As detenções foram motivadas por boca de urna, tumulto eleitoral e corrupção eleitoral.  Nenhum candidato foi preso ou detido, somente eleitores.

Leia também - Serviço de Inteligência e MP rastreiam responsáveis por derrame de santinhos

Das 6663 urnas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral em Mato Grosso, 49 foram trocadas, o que resulta em um percentual de aproximadamente 0.7%. Em nenhuma localidade precisou ser colocada urna de lona (voto em cédula).

As informações são do terceiro boletim virtual deste domingo (15), apresentado por Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Ele comentou que a expectativa é que neste ano seja registrado um número maior de abstenção, principalmente por conta da pandemia, mas também pela troca de seções, o que gerou confusão em muitos eleitores.

“O balanço geral até agora é positivo, principalmente pelo momento. Tudo o que foi planejado, foi executado. A força policial foi grandiosa. Lógico, que a gente sempre está aprendendo, tentando evoluir, mas o balanço é bem satisfatório”, avaliou.

Balanço parcial da PF - Em Cuiabá, a prisão ocorreu pelo cometimento do crime de compra de votos. Nesta ocasião uma guarnição da Polícia Militar se deslocou a um posto de combustível, no bairro Parque Atalaia, na capital, sob a denúncia de que estariam se formando filas para abastecimento, cujos custos estariam sendo arcados por políticos/candidatos da cidade de Barão de Melgaço/MT. Com a presença dos policiais, outros condutores fugiram do local inclusive retirando os adesivos de propaganda política que estavam afixados em seus veículos.

Em Sinop, nove pessoas foram detidas por propaganda de boca de urna. Em Barra do Garças, houve três detidos por boca de urna e violação de sigilo do voto.

Em Rondonópolis, cinco pessoas foram detidas pelos crimes de boca de urna e corrupção eleitoral.

Outras cinco pessoas foram detidas em Cuiabá e Várzea Grande pelo cometimento dos crimes de tumulto eleitoral, boca de urna e corrupção eleitoral. Exceto pela prisão na capital, em todos os outros casos foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), sendo os presos liberados após assumirem o compromisso de comparecimento em Juízo.

A PF ainda atuou com sobrevoos de drones em vários locais de votação pelo estado. 

Os nomes dos candidatos e partidos políticos maõ serão divulgados pela Polícia Federal.

 
Atualizada,às 18h39
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet