Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
07:08:42
informe o texto

Notícias / Política

15/11/2020 às 19:13

TRE diz que mudança no modelo de apuração causa lentidão na divulgação

O Secretário nega que o ataque hacker sofrido pelo pela Justiça Eleitoral neste domingo seja o causador do atraso

Eduarda Fernandes e Amanda Simeone

TRE diz que mudança no modelo de apuração causa lentidão na divulgação

Foto: Amanda Simeone / Playagora

Em coletiva de imprensa concedida aos jornalistas que estão acompanhando a apuração das Eleições 2020, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TER-MT), em Cuiabá, o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Luís Cézar Darienzo, explicou o atraso na divulgação do resultado da eleição.

Ele disse que os votos, antes, eram encaminhados ao TRE, somados e depois enviados para ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas a título e divulgação. Agora, seguem caminho contrário. “A partir de 2020, nós mudamos esse formato de totalização. Então os votos só passam por aqui em nível de conectividade e são entregues direto no TSE, onde é feita a somatória”, diz.

Leia também - Em VG, Frical reclama de ataques nas eleições: ‘atacado de todos lados’

Com o encerramento da votação, as 17h, todos os Estados com o mesmo fuso horário -3h transmitiram seus dados ao TSE. Quando Mato Grosso e Estados com o mesmo horário encerraram transmitiram, o -4h, houve um aumento na carga de processamento. “Com isso, o que foi decidido? Que nós parássemos de totalizar o painel no país todo, porque a demora ocorre no país todo, para que nós pudéssemos receber os boletins, que é o mais importante”, segue o secretário.

Darienzo diz que quando “começar uma sobra”, começaram a totalizar novamente. Ele também ressalta que essa situação estava dentre os cenários possíveis quando a Justiça Eleitoral decidiu mudar o método de apuração. “Esse risco sempre existiu, o volume. O problema é que nós não conseguimos repetir, nos simulados, o que acontece na realidade”, comenta.

O Secretário nega que o ataque hacker sofrido pelo pela Justiça Eleitoral neste domingo seja o causador do atraso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet