Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
10:15:18
informe o texto

Notícias / Geral

17/11/2020 às 09:28

Furacão de categoria máxima, Iota atinge a Nicarágua

O fenômeno chegou com ventos fortes de até 260 km/h e chuvas intensas

Leiagora

Furacão de categoria máxima, Iota atinge a Nicarágua

Foto: Reprodução

Iota atingiu a costa da Nicarágua nesta segunda-feira, 16, como um furacão de categoria máxima, acompanhado por chuvas intensas e ventos que arrancaram árvores e telhados enquanto se moviam para a América Central, uma área devastada há duas semanas pelo ciclone Eta. "O olho do furacão já está tocando o limite da costa de Haulover", 41 km ao sul de Bilwi, a principal cidade do norte do Caribe, disse em entrevista a jornalistas o diretor de Meteorologia do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter), Marcio Baca.

O fenômeno chegou com ventos fortes de até 260 km/h e chuvas intensas que inundaram a favela de Bilwi, que ficou sem eletricidade horas antes da chegada de Iota, observaram jornalistas da agência France Press no local. Milhares de residentes foram transferidos para abrigos, enquanto outros permaneceram em suas frágeis casas de madeira. Os meteorologistas alertam para ventos devastadores, chuvas torrenciais e formação de ondas de até 6 metros.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou em boletim emitido às 21h desta segunda (horário de Brasília) que o Iota estava localizado a 55 quilômetros de Puerto Cabezas, na Nicarágua, e a 165 quilômetros de Cabo de Gracias, na fronteira do país com Honduras.

No último dia 3, o furacão de categoria 4 Eta causou deslizamentos de terra na costa nordeste da Nicarágua, com ventos sustentados de no máximo 220 km/h. Segundo estimativas do país centro-americano, o Eta deixou quase 1,9 mil casas destruídas e outras 8.030 com danos parciais. Nesta temporada, foram registradas 30 tempestades tropicais, das quais 13 foram furacões e, destas, seis foram grandes. O dia 30 de novembro marca o fim oficial da temporada de furacões no Atlântico. (Com agências internacionais).

 
Estadão
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet