Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
07:22:39
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

17/11/2020 às 12:55

Consumidores devem denunciar tentativas de golpes em nome do Nota MT

Sefaz não envia SMS aos cidadãos contemplados nos sorteios

Leiagora

Consumidores devem denunciar tentativas de golpes em nome do Nota MT

Foto: Assessoria

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) informou aos consumidores que não envia e nunca enviou mensagens de texto para celulares (SMS) ou whatsapp aos sorteados do Programa Nota MT. Caso você receba esse tipo de contato, não ligue para o telefone indicado, não faça pagamentos e não forneça dados pessoais pois trata-se de uma tentativa de golpe.

Ao receber uma mensagem, por SMS ou whatsapp, sobre o prêmio do Programa Nota MT o contribuinte deve denunciar pelo site ou aplicativo do Nota MT ou pela ouvidoria da Sefaz. É importante, também, que a denúncia seja formalizada junto à Gerência de Crimes de Alta Tecnologia, da Polícia Judiciária Civil, por meio do telefone (65) 99973-4429. Outro canal para registro da reclamação é a Delegacia Virtual.

A Sefaz destaca que para informações sobre o Programa Nota MT são disponibilizados dois canais oficiais de comunicação: a área restrita do usuário no site ou aplicativo e o endereço de e-mail informado pelo cidadão no momento da inscrição no Programa.

“A forma de contato oficial da Sefaz com os ganhadores é pelo e-mail cadastrado pela pessoa. Nesse e-mail ela vai receber a notificação de que foi a ganhadora do sorteio realizado. A gente alerta que não enviamos SMS ou whatsapp, é preciso ficar atento tanto os sorteados, quanto os demais usuários, para evitar cair nesse tipo de golpe”, explica o coordenador do Nota MT, José Humberto de Holanda.

Para saber se foi um dos ganhadores do Nota MT, o consumidor também pode acessar o site ou aplicativo com o login e a senha de uso pessoal. Na opção sorteios é possível acompanhar as datas dos concursos e ainda fazer o download da lista dos ganhadores e dos bilhetes premiados. É nessa página, também, que é informado se a pessoa foi contemplada ou não em um dos sorteios.

Como aplicam o golpe

De acordo com os relatos, os criminosos entram contato, por SMS ou whatsapp, informando um suposto valor de premiação e um “código de liberação”. Nas mensagens, eles inventam diversas situações que podem prejudicar financeiramente o consumidor, além de colocá-lo em risco.

Confira algumas mensagens encaminhadas

“O seu CPF na nota fiscal foi contemplado com 1.000 reais na nota mt. Entre em contato conosco a partir das 08h horas da manha”.

“Queremos te avisar! Que o seu CPF na nota fiscal foi contemplado com 3.000,00 reais na nota MT valido só hoje até as 14:00 horas. Ligue agora P/SEFAZ”.

Além de não ser uma prática da Secretaria de Fazenda, o consumidor deve ficar atento e desconfiar dos valores informados, que são diferentes dos sorteados pelo Nota MT, e também do número do remetente, principalmente quando forem de fora do estado de Mato Grosso.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet