Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
03:48:23
informe o texto

Notícias / Geral

22/11/2020 às 15:58

Tradicional evento nacionalaconteceu 100% online em Cuiabá, que teve cultura e culinárias representadas

Esse foi um evento virtual da área da Computação que extrapolou o técnico, mostrando que é possível termos sensação de presença mesmo a distância e humanizar as relações via rede

Leiagora

Tradicional evento nacionalaconteceu 100% online em Cuiabá, que teve cultura e culinárias representadas

Foto: Assessoria

Mesmo em um ambiente 100% online, com palco e auditórios em 3D, a emoção, cultura e calor cuiabanos, estiveram presentes no XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, o CSBC, tradicional evento nacional, que este ano foi sediado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá, entre os dias 16 e 20 de novembro. Esse foi um evento virtual da área da Computação que extrapolou o técnico, mostrando que é possível termos sensação de presença mesmo a distância e humanizar as relações via rede.

O CSBC 2020 foi encerrado na última sexta (20) e sua programação incluiu, além de toda parte científica, coquetel virtual com homenagens, vernissage, e animada confraternização com premiações de artigos. Construído especialmente para o Congresso, o “Ambiente Virtual do CSBC 2020” proporcionou aos congressistas uma visão em 360 graus de parte do campus da UFMT, dentre eles, um dos auditórios construídos homenageou a professora Andrea Gentil Bonfante, que faleceu este ano, em decorrência de um AVC. Bonfante era docente do Instituto de Computação (IC), tinha 47 anos e atuava na coordenação local de um dos eventos.

Com o tema “Artificialmente humano ou Humanamente artificial? Desafios para a sociedade 5.0” o evento transmitiu para mais de mil inscritos, sessões técnicas e atividades da área, sem deixar de ter o humano no centro da inovação e transformação tecnológica. Apesar de esta ser uma conferência de Computação, o evento oportunizou muitas discussões políticos e sociais sobre o uso de tecnologias, em um momento em que elas têm sido fundamentais para a continuidade das atividades em meio a pandemia.

Um palco totalmente em 3D foi construído no pátio da UFMT para transmissão de vídeos e shows especiais, como as atrações do último dia de evento, com o stand-up do artista mato-grossense, Eduardo Butakka e apresentações da Cia Sinfônica e DJ Charles Peter, com músicas cuiabanas. quiz e jogos que marcaram a festa. Brindes foram enviados especialmente na casa dos participantes e premiados, com lembranças regionais como o famoso canjinjin e doces típicos. O Coral e Orquestra da UFMT também abrilhantaram uma das noites.

Além das questões definidas pela coordenação geral do evento, a programação cultural foi idealizada pela profa. Karen Ribeiro, também do Instituto de Computação da UFMT.

O evento não foi só divertido, muitas experiências acadêmicas foram vivenciadas no ambiente 100% online construído. Pela primeira vez, o VERNISSAGE DIGITAL foi realizado no CSBC. Ocorrido no “Espaço 40 Graus”, artistas como Fábio Fon, Pablo Gobira e Wellington Jr., marcaram presença na discussão da interface entre arte e tecnologia. Este ano também foi comemorado o aniversário de 10 anos das “Meninas Digitais”, programa nascido em Cuiabá-MT, que tem o objetivo de incentivar a presença feminina na computação e que conta hoje com mais de 100 projetos pelo Brasil, com chancela da SBC.

Em uma das noites, houve um inovador lançamento do livro “Computação e Sociedade”, um livro-texto útil para todos cursos da área no Brasil. O livro contou com a organização dos professores Cristiano Maciel e José Viterbo e tem contribuição de 68 autores. O lançamento foi transmitido de um estúdio e, on-line em uma plataforma, os autores puderam interagir e comentar os capítulos da obra.

No encerramento, ao vivo, além dos protocolos, foi realizada uma reflexão ao Dia da Consciência Negra, com a tocante participação da pesquisadora negra Mory Márcia Lobo, do Instituto de Educação da UFMT.
 
Para o Presidente da SBC, professor Raimundo José de de Araújo Macêdo, apesar das limitações impostas pela pandemia, foi o melhor evento que ele participou no mundo virtual em 2020. “O CSBC 2020 foi um grande sucesso. Muitos debates, palestras, artigos e até livros, todos de acesso aberto e gratuito em nossa biblioteca digital e canal do YouTube da SBC. Sem dúvidas, em meio a muitos eventos nacionais e internacionais, este foi o melhor evento que participei no mundo virtual em 2020”, completou.
 
O CSBC é uma oportunidade imperdível de encontro e troca de experiências. Para a congressista Michele Guizzo, “o CSBC todos anos nos surpreende pela proporção, alcance, oportunidade de encontro e troca de experiências, mas este ano, ele nos surpreendeu ainda mais, pelo desafio de ser realizado a distância. Contudo, foi na adversidade que Cuiabá nos proporcionou um evento dinâmico, inovador, sem perder em nada dos anos anteriores. Só podemos agradecer e parabenizar toda equipe. O CSBC 2020 ficará para história”, disse.
 
Independentemente de qual evento ou palestra ocorrida no CSBC 2020, o sentimento final é unânime, como frisou Macêdo, “Nós da comunidade da SBC, compartilhamos e reiteramos a crença na força que temos como sociedade científica brasileira, para ajudar o país a reconstruir valores e instaurar mais justiça social, com respeito a vida e ao meio ambiente”, finalizou.
 
O Evento contou com a coordenação geral de Eunice Nunes e Cristiano Maciel, ambos docentes do IC na UFMT, realização da SBC, organização IC e UFMT, patrocínio do Google, NIC.br, CGI.br, Rio Tinto, Loggi. O apoio de CNPC e CAPES. Sendo transmitido 100% online a partir de estúdio construído na UFMT e com transmissão através do ambiente virtual 3D, ZOOM e YouTube da SBC.

Para saber mais do evento, acesse o site do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação e conheça mais através das redes sociais: @congresso.csbc
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet