Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
19:35:52
informe o texto

Notícias / Judiciário

23/11/2020 às 12:00

Justiça determina retirada de vídeo que acusa Wellaton de usar drogas

Vereador foi acusado de usar maconha com seu motorista

Camilla Zeni

Justiça determina retirada de vídeo que acusa Wellaton de usar drogas

Foto: Assessoria

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso determinou a retirada imediata do vídeo intitulado "Flagrante: Vice-prefeito Felipe Wellinton foi filmado fumando maconha com seu motorista Antônio Ximita no seu carro de madrugada" das redes sociais, sob pena de multa de R$ 1 mil por vídeo encontrado.

A ação foi movida pelo vereador Felipe Wellaton (Cidadania), que concorre como vice na chapa de Abílio Júnior (Podemos) à Prefeitura de Cuiabá. No processo, alegaram que o caso é "típico fake news" porque não aparece no vídeo nenhuma substância ilícita e nem mesmo a pessoa de Wellaton.

"Portanto, além de falsear a verdade, as mensagens distribuídas pelo primeiro representado ainda configuram os crimes de calúnia e difamação", apontaram.

Segundo a ação, o vídeo foi repassado por um homem em um grupo de Whatsapp que conta com mais de 100 pessoas, entre eles pessoas do meio político, além de empresários e jornalistas. Por isso, Wellaton pediu que o acusado, o Whatsapp e o Facebook se abstenham de reproduzir o vídeo novamente. No caso das empresas, pediu que elas tomem as providências necessárias para remover e impedir novas transmissões do arquivo, por meio do código hash.

O juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, reconheceu a irregularidade, em decisão assinada no dia 20 de novembro.

"No caso trazido à apreciação, em primeira aproximação e juízo preliminar, quer parecer que se está diante de uma publicação ilícita, pois a mensagem veiculada na publicação questionada aponta a suposta prática de crime pelo representante e, inexoravelmente, conduz o eleitor a estados mentais artificiais", manifestou o juiz.

Fidelis ponderou que, contudo, para o bloqueio do encaminhamento do vídeo, é necessário passar o código identificador, o que não foi passado por Wellaton. Por isso, concedeu parcialmente o pedido, determinando a retirada do vídeo em 24 horas, sem determinar novas providências por parte do Whatsapp e Facebook.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet