Cuiabá, terça-feira, 19/03/2024
06:51:08
informe o texto

Notícias / Judiciário

23/11/2020 às 19:43

TRE determina retirada de propaganda de Emanuel que associa Abílio à corrupção

A decisão foi proferida nesta segunda-feira (23)

Eduarda Fernandes

TRE determina retirada de propaganda de Emanuel que associa Abílio à corrupção

Foto: Giuseppe Feltrin / Leiagora

O juiz federal membro do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza, acolheu pedido feito pelo candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Júnior (Podemos), e determinou que Emanuel Pinheiro (MDB), candidato à reeleição, retire imediatamente de suas redes sociais propaganda eleitoral que cita envolvimento de Abílio com ato de corrupção.

A decisão foi proferida nesta segunda-feira (23) e, nela, o magistrado também determina que Emanuel e sua coligação se abstenham de veicular a propaganda novamente no horário eleitoral gratuito (rádio e TV), sob pena de multa de R$ 10 mil por inserção.

Leia também - Juiz nega pedido de ex-secretário para tornar sigilosa ação sobre fraude no Detran

Abílio impetrou mandado de segurança, com pedido de liminar, contra decisão proferida pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, que lhe negou pedido de resposta. O candidato alega que a propaganda do adversário veiculou conteúdo sabidamente inverídico, difamatório e injurioso, além de criar estados mentais negativos nos eleitores.

A propaganda em questão afirmou “que Abílio é o candidato mais despreparado da história de Cuiabá e que está envolvido em corrupção”. Para o vereador, o ataque “não se trata de mera crítica política, mas sim ofensa gratuita, desprovida de fundamento”. Com base nisso, pediu a suspensão da propaganda, além da concessão do direito de resposta, no tempo previsto em lei, o que havia sido negado em primeira instância.

O juiz federal diz que na propaganda impugnada, a coligação adversária à de Abílio elenca fatos com conotação demeritória ao impetrante e, ao fim, conclui que ele “está envolvido em corrupção”. Neste ponto, o magistrado entende que o juízo sobre a veracidade ou não desses fatos não pode ser feito neste momento, sem ouvir a coligação adversária, a qual deve ser dado o direito de, eventualmente, comprovar que não se trata de afirmações sabidamente inverídicas.

“No entanto, qualquer que seja o juízo a ser feito sobre a veracidade dos fatos afirmados na propaganda, é certo que nenhum deles configura, em princípio, ato de corrupção, de modo que não é pertinente, tomando como premissas referidos fatos, concluir que o impetrante ‘está envolvido em corrupção’, como faz a propaganda impugnada”, ponderou na sequência.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Edson 25/11/2020 às 00:00

    Que o Emanuel é ladrão já está mais que provado o foda é a nossa justiça e se ele está querendo a reeleição o motivo é simples tá querendo se livrar do processo e continua roubando a nossa Cuiabá e o povo cuiabano que se exploda

 
Sitevip Internet