Cuiabá, segunda-feira, 25/01/2021
14:05:35
informe o texto

Notícias / Polícia

24/11/2020 às 11:01

PF faz operação contra fraudes e desvio de recursos da Educação e Saúde em MT

Essa é a quinta fase da operação Tapiraguaia, que objetiva desarticular o esquema criminoso

Leiagora

PF faz operação contra fraudes e desvio de recursos da Educação e Saúde em MT

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF), deflagraram nesta terça-feira (24) a 5ª fase da Operação Tapiraguaia em Mato Grosso. O objetivo é desarticular um possível esquema criminoso que ocasionou fraudes e desvio de recursos públicos nas áreas da educação e saúde na Prefeitura de Serra Nova Dourada (MT).

As investigações tiveram início a partir de fiscalização realizada pela CGU durante o 4º Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos (FEF).

Essa 5ª fase busca subsidiar trabalhos de apuração relacionados a fraudes na execução de obra de Unidade Básica de Saúde e de quadra escolar coberta com vestiário no município de Serra Nova Dourada (MT). O montante dos recursos avaliados é de aproximadamente R$ 900 mil.

Dentre as irregularidades investigadas, há indícios de montagem e direcionamento de contratação; inexistência de empregados e maquinário em nome da empresa contratada; supostos pagamentos por serviços não realizados ou realizados de modo diverso ao contratado; e indicativos de pagamento de vantagens indevidas à agentes públicos da Prefeitura.

A PF apurou um prejuízo, em valores atualizados, de cerca de R$ 360 mil. 

A operação consiste no cumprimento de 2 mandados de busca e apreensão em residência e sede de empresa, sendo todos no município de Barra do Garças (MT), e a indisponibilidade de bens de 7 investigados. 

Além disso, a justiça decretou a proibição cautelar de contratar ou renovar contrato com a administração pública de um investigado. O trabalho conta com apoio da CGU.

 
Da assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet