Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
20:02:11
informe o texto

Notícias / Geral

26/11/2020 às 13:20

Mortes de macacos no Parque Mãe Bonifácia foram causadas por herpes humana

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema)

Maria Clara Cabral

Mortes de macacos no Parque Mãe Bonifácia foram causadas por herpes humana

Foto: Christiano Justino/Sema

Uma infecção provocada por herpes de humano (Herpes Simplex) foi apontada como a causa da morte de cerca de 16 macacos saguis no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) confirmou a informação.

“Procede a informação dos herpes. Vamos divulgar mais informações em instantes. Amanhã iremos conceder entrevistas lá no parque”, informou a assessoria da Sema.

O herpes apesar de quase sempre causar sintomas brandos em humanos, como aftas e, em alguns casos febre, é fatal para os macacos. O humano pode transmitir a doença mesmo sem estar com manifestação clínica aparente.

Conforme a Sema, os macacos com herpes desenvolvem um quadro severo inflamatório que pode afetar diversos órgãos, causar lesão de pele e nas mucosas e atingir pulmão, coração, fígado e no sistema nervoso central. A principal manifestação é neurológica.

"Depois que um macaco do grupo é contaminado a tendência é que ele espalhe entre os agregados e a doença, por ser altamente fatal, pode fazer com que todos os membros de um bando morram. Com a possibilidade, inclusive, de contaminar outros grupos de primatas", disse nota.

A hipótese é que um sagui tenha se contaminado com saliva humana em alimento e transmitido a doença aos demais. O herpes viral provoca aftas na boca em humanos e, ao que tudo indica, pode ser fatal nos animais.

As atividades do Parque Estadual Mãe Bonifácia estão suspensas temporariamente pelo Governo do Estado desde o dia 30 de outubro.

Após serem encontrados mortos, os saguis foram encaminhados pelo 
Centro de Controle de Zoonoses para a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde passam por necropsia, exames microscópicos, microbiológicos e por testes de imunofluorescência direta, imuno-histoquímica e PCR.

Os exames foram realizados em parceria com a Universidade de Brasília (UNB).

 
Matéria atualizada às 15h50.

LEIA MAIS:
Parque Mãe Bonifácia é fechado após morte de sete macacos
Após morte de macacos, Parque Mãe Bonifácia segue sem previsão de retorno das atividades


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet