Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
20:16:50
informe o texto

Notícias / Judiciário

26/11/2020 às 14:27

Após 27 anos, TJMT volta a ter uma mulher na Presidência

Com 15 votos, a atual vice-presidente da Corte, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, foi a escolhida para comandar o Palácio da Justiça pelo próximo biênio.

Camilla Zeni

Após 27 anos, TJMT volta a ter uma mulher na Presidência

À esquerda, Maria Helena Póvoas; ao centro, Maria Aparecida; à direita, José Zuquim

Foto: Otmar Oliveira/Divulgação/TJMT

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) elegeram na tarde desta quinta-feira (26) mais uma mulher para comandar a Corte, após 27 anos: trata-se da desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, atual vice-presidente, que recebeu 15 dos 29 votos.

Essa é a segunda vez na história da instituição que o TJMT elege uma mulher presidente. A primeira foi a desembargadora Shelma Lombardi Sato, que assumiu a gestão entre 1991 e 1993. Desde então, mulheres compuseram a diretoria, mas não a Presidência.

Saiba mais - Após CNJ barrar reeleição, TJMT marca para dia 26 a escolha da nova diretoria

Além da desembargadora, também foram eleitos para vice-presidente a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro e para corregedor-geral o desembargador José Zuquim Nogueira. Eles receberam 15 e 18 votos, respectivamente. 

Os desembargadores eleitos tomam posse no dia 18 de dezembro e assumem o cargo a partir de 1º de janeiro de 2021.


Eleição

A eleição deste ano foi bastante acirrada no TJMT, diferente das últimas três votações. A disputa entre os candidatos à Presidência ficou polarizada entre os candidatos Maria Helena e Luiz Ferreira da Silva, este último atual corregedor-geral. Ambos estão na gestão atual, do desembargador Carlos Alberto da Rocha, e, por isso, ele optou por se manter neutro.

Conforme o desembargador Orlando Perri, que presidiu a sessão desta tarde, Maria Helena recebeu 15 votos. Luiz Ferreira recebeu 11 votos. Ainda,
Sebastião de Moraes Filho, que entrou com recurso contra a reeleição, recebeu dois votos, enquanto Juvenal Pereira teve apenas um voto. 

Já na disputa para a Vice-Presidência, apenas Maria Aparecida se candidatou. Ela teve 26 dos 29 votos. Dois magistrados votaram em branco e um votou nulo. 

José Zuquim Nogueira, por sua vez, foi eleito com 18 votos. Pedro Sakamoto, que também concorria para ser corregedor-geral, recebeu 10 votos. Ainda, um desembargador votou nulo.

Maria Helena concorreu contra outros três desembargadores, sendo um deles o atual corregedor-geral, Luiz Ferreira da Silva.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet