Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
19:57:41
informe o texto

Notícias / Geral

28/11/2020 às 14:00

Não votou no 1º turno? Você pode ir às urnas neste domingo

Justiça Eleitoral garante que ausência na primeira votação não é motivo de cancelamento do título

Eduarda Fernandes

Não votou no 1º turno? Você pode ir às urnas neste domingo

Foto: TRE-MT

Caso não tenha comparecido às urnas no último dia 15, mesmo estando com o título eleitoral em dia, você pode exercer seu direito de votar neste domingo (29). A Justiça Eleitoral garante que apenas isso não é motivo de cancelamento do título.

Neste dia ocorre o segundo turno da eleição para Prefeitura de Cuiabá. Disputam o cargo de prefeito o vereador Abílio Júnior (Podemos) e o candidato à reeleição Emanuel Pinheiro (MDB).

Conforme a legislação eleitoral, o cancelamento do título ocorre devido à ausência da coleta dos dados biométricos, ausência às urnas em três pleitos consecutivos, decisões judiciais de perdas de direitos políticos, além de falecimentos recentes. No caso da Capital, o eleitor em situação regular, mesmo não tendo comparecido ao primeiro turno, poderá votar neste domingo.

Em Cuiabá, 115.537 eleitores não poderão participar do pleito por estarem com o título eleitoral cancelado, sendo que destes, 85.432 tiveram a inscrição cancelada por não terem feito o cadastro biométrico.

Para saber se  está ou não em situação regular, a orientação é instalar o aplicativo e-Título no smartphone para ter acesso às informações e serviços importantes da Justiça Eleitoral. Além do aplicativo, o eleitor pode verificar a situação eleitoral telo telefone via 0800-647-8191, ou acessar o site do TRE-MT (www.tre-mt.jus.br).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet