Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
09:16:48
informe o texto

Notícias / Judiciário

01/12/2020 às 13:15

Eleição de duas mulheres na diretoria do TJ surpreende machistas, diz nova presidente

Ela é a segunda mulher em toda a história do TJMT a comandar o órgão

Eduarda Fernandes

Eleição de duas mulheres na diretoria do TJ surpreende machistas, diz nova presidente

Foto: Reprodução

Para a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, sua eleição como presidente do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, e da desembargadora Maria Aparecida Ribeiro no cargo de vice-presidente, representa um marco para a igualdade de gênero, bandeira que pretende sustentar em sua gestão.

“Já registrei em vários momentos como as mulheres nos surpreendem, aliás, surpreendem aqueles machistas que achavam que as mulheres tinham uma deficiência para adentrar no Judiciário. Ou melhor, tinham receio de que viessem à tona as suas verdadeiras virtudes. Mas as mulheres com muita garra e determinação venceram essa barreira, adentraram o Poder Judiciário, demonstraram a sua aptidão, comprometimento e destemor em julgar”, disse em sua primeira entrevista coletiva após eleita, concedida nesta segunda (30) de forma virtual.

Maria Helena reforçou que pela primeira vez as mulheres chegam em maioria na administração do Tribunal e isso é de uma significância muito grande. “E pela primeira vez também uma mulher oriunda do quinto constitucional irá administrar o Tribunal”, acrescentou. Gargaglione foi eleita na última quinta-feira (26) com 15 dos 29 votos. Ela é a segunda mulher em toda a história do TJMT a comandar o órgão.

Maria Helena informou que já existe no TJMT uma comissão de equidade de gênero, em atendimento a uma das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para os Tribunais e Justiça do país.

“Essa é uma luta que nós já há muito tempo travamos e continuaremos sempre travando. Não será agora, que o Poder Judiciário tem uma mulher à frente, que nós iremos deixar de trabalhar essa bandeira”, afirmou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet