Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:49:43
informe o texto

Notícias / Política

01/12/2020 às 15:19

Sérgio Souza é eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

O parlamentar disse que seus principais desafios serão transformar a imagem do agro para o mundo e reforçar a segurança jurídica para produção de alimentos no país

Leiagora

Sérgio Souza é eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

Foto: Assessoria

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), durante reunião nesta terça-feira (1), elegeu a composição da nova diretoria que toma posse no próximo ano. O atual vice-presidente, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) foi eleito para comandar o colegiado durante o biênio 2021/22, a partir da transmissão do cargo, marcada para fevereiro de 2021. Em 2019, a FPA alterou o estatuto e retornou ao antigo formato para que cada presidente permaneça no mandato por dois anos.

Eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Sérgio Souza, disse que o agro brasileiro tem dois principais desafios para os próximos anos – “estabelecer, cada vez mais, segurança jurídica para produzirmos e estabelecer a real imagem do agro brasileiro perante o Brasil e os demais países do mundo”.

Sérgio Souza entende que há uma visão distorcida do setor agropecuário brasileiro e que “é necessário que a população saiba a importância do agro do Brasil, não só para o país, mas também para o planeta”, ao ocupar hoje a posição de um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

O deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), que antecede o recém-eleito deputado Sérgio Souza, como presidente da FPA no biênio 2019/20, agradeceu o apoio dos demais parlamentares nas demandas que foram enfrentadas durante este período. O parlamentar disse ter imensa gratidão a todos e que “teve grandes ensinamentos durante o período que esteve à frente da FPA”.

Alceu disse ainda que as inovações no Brasil, nos últimos anos, não vieram das indústrias. Para o deputado, “o grito de modernidade veio da lavoura”, com o desenvolvimento do setor tanto na produção quanto na abertura de novos mercados mundo afora.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que ocupou o cargo de presidente da FPA em 2018, enalteceu o trabalho desenvolvido por seu sucessor, Alceu Moreira, e se colocou à disposição do novo presidente, deputado Sérgio Souza, “para juntos buscarem soluções para vencer os desafios existentes e os que estão por vir”.

Sergio Souza encerrou ao dizer que o setor tem pautas importantes a serem votadas nos próximos anos e “estou aqui para servir ao agro do Brasil e aos amigos parlamentares preocupados com o setor agropecuário no país”.

Perfil do novo presidente

Nascido na região do Vale do Ivaí (PR), o deputado federal Sergio Souza (MDB) é graduado em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná e especializado na área eleitoral (Unicuritiba).

Em 2011, começou a vida pública como o representante do estado no Senado Federal (2011 a 2014). No Congresso, já são quase 10 anos dedicados ao Agro, à Saúde, Educação, emprego, pelo desenvolvimento do Paraná e do Brasil. Por duas vezes consecutivas, foi eleito deputado federal (2015 – 2018 / 2019 – 2023).

Na Câmara, são 444 propostas legislativas (projetos de lei, requerimentos, indicações, entre outros) apresentadas, 85 matérias relatadas, e 112 vezes subiu à tribuna do plenário Ulysses Guimarães para discursar. As principais atuações tem relação com as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, colegiado em que foi presidente; e de Finanças e Tributação, bancada que tem a sua presidência. Além de tratar das demandas do Agro na Frente Parlamentar da Agropecuária, é secretário-geral da Frente Parlamentar do Cooperativismo. Também foi relator da Comissão Parlamentar ele Inquérito dos Fundos de Pensão e da Nova Lei de Concessões.
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet