Cuiabá, segunda-feira, 25/01/2021
13:51:45
informe o texto

Notícias / Geral

02/12/2020 às 19:45

Pacientes aguardam atendimento por horas e reclamam da falta de médicos; veja vídeo

Por volta das 16h nossa reportagem esteve no local e conversou com algumas pessoas que aguardavam desde o início da manhã.

Alline Marques

Pacientes aguardam atendimento por horas e reclamam da falta de médicos; veja vídeo

Foto: Rogério Cabeça de Urso / Leiagora

O caos na policlínica do Verdão é como pode se descrever o atendimento na unidade de saúde. Ou melhor dizendo, a falta de atendimento. O descaso com os pacientes começou ainda pela manhã desta quarta-feira (2) com a demora para conseguir passar por um médico. Por volta das 16h nossa reportagem esteve no local e conversou com algumas pessoas que aguardavam desde o início da manhã.

Os atendentes do local alegam ter somente um médico para toda a demanda, no entanto, em nota, a prefeitura insiste em dizer que são três e mais um no box de emergência, mesmo a reportagem tendo encaminhado os vídeos com as reclamações para a assessoria.

Alessandra, que é moradora da zona rural de Cuiabá, esteve na policlínica para acompanhar o pai que foi ferido pelo ferrão da arraia. Eles chegaram à unidade de saúde por volta das 13h e pelo menos até as 17h ainda não havia recebido atendimento. Ela, inclusive, sentou do lado de fora com o pai devido à superlotação no local.

Lucicréia é outra que estava há horas aguardando, assim como outra jovem que estava desde as 10h. A reclamação era generalizada. Uma senhora também conta que foi classificada como verde reclamou, inclusive, chegou a ir no posto de saúde do bairro, mas o enfermeiro a mandou ir para a policlínica.

Vale destacar, que em nota, a prefeitura reforçou que estes pacientes com classificação azul ou verde deveriam procurar as unidades básicas de saúde. Ainda em comunicado enviado para o Leiagora a Secretaria Municipal de Saúde explicou que as UPA’s e policlínicas seguem a tabela de classificação de risco, na qual as urgências e emergências são classificadas como vermelho e amarelo. “Estas classificações são atendidas rapidamente. As pessoas classificadas como verdes e azuis, que na prática deveriam procurar as unidades básicas de saúde, podem aguardar mais de 2h sem riscos ou danos à saúde”.

E reforçou que a Policlínica estaria atendendo com 3 médicos e mais um no box de emergência. Questionada ainda sobre as declarações de pacientes que divergem com a nota apresentada, uma vez que alguns pacientes já estavam há mais de cinco horas esperando, a prefeitura alegou que as informações eram da coordenadora da Policlínica do Verdão, mas hoje teve muitos casos amarelos e estes são atendidos antes dos demais por serem considerados emergência.
 

 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet