Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
05:17:07
informe o texto

Notícias / Geral

03/12/2020 às 12:09

Mutirão reúne voluntários para conclusão das obras da nova sede da AMA

Expectativa é que as atividades no espaço, localizado no bairro Santa Cruz II, em Cuiabá, sejam iniciadas em 2021

Leiagora

Mutirão reúne voluntários para conclusão das obras da nova sede da AMA

Foto: Samuel Neto/Divulgação Plaenge

Com a inauguração da nova sede cada vez mais próxima, a Associação de Pais e Amigos do Autista de Mato Grosso (AMA) se prepara para iniciar outro capítulo de sua história em 2021. A nova sede está localizada no bairro Santa Cruz II, em Cuiabá, e no último sábado (28) recebeu um mutirão que reuniu mais de 30 voluntários para os últimos retoques e limpeza na edificação. 
 
A unidade foi construída em um terreno concedido pela prefeitura de Cuiabá e teve as obras conduzidas por parceiros como a Plaenge. Mais de R$ 100 mil foram viabilizados pela construtora para ajudar na construção da nova estrutura, que é um sonho antigo da AMA. A associação tem 20 anos de fundação e atualmente tem como sede duas salas em um pequeno imóvel localizado no Centro Político e Administrativo, próximo ao Detran, de difícil acesso e onde é possível realizar apenas pequenas reuniões com pais e festinhas para as crianças e adolescentes.
 
A presidente da AMA, Kelly Viegas, afirma que atualmente a associação tem 700 famílias cadastradas em todo Mato Grosso e que cerca de 200 crianças e adolescentes em tratamento são assistidas. Segundo ela, a entidade trabalha para que a nova sede ofereça atendimentos nas áreas de neurologia, psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, além de parceria com a equoterapia para o melhor desenvolvimento das crianças e adolescentes com autismo.
 
No mutirão, além da limpeza do imóvel foram realizados pintura da calçada, plantio de mudas, paisagismo, instalação de acabamentos e início da decoração dos ambientes. O diretor regional da Plaenge Rogério Fabian Iwankiw e a esposa Gilvane Iwankiw foram dois dos voluntários que participaram do mutirão. Trabalhando no paisagismo do terreno, que espalhou brita em todo o espaço, Rogério disse que a cada carrinho de mão carregado com as pedras ele fazia uma oração para que Deus providencie a continuidade dos trabalhos, para a manutenção das atividades da AMA para o atendimento a centenas de crianças e adolescentes. 
 
"Estarmos aqui representa esperança. Construir é fácil, temos experiência nisso. O desafio será a manutenção das atividades que a AMA pretende desenvolver aqui", diz Rogério. Já Gilvane acrescenta que o casal vai se mudar de Cuiabá para Campinas no começo de 2021 e que a nova sede da associação será um grande legado que eles deixam para a capital mato-grossense, onde moraram por 17 anos, e onde nasceu o filho deles Davi, que é autista e hoje tem 13 anos, o que motivou o envolvimento com a causa.
 
No que depender do vereador reeleito Lilo Pinheiro (PDT), a manutenção das atividades da AMA será custeada por uma emenda parlamentar no valor de R$ 650 mil que a gestão municipal deve liberar no próximo ano para implantação e custeio do espaço. "Esse valor está reservado na conta do município de Cuiabá e assim que for entregue vamos aproveitar o recurso para fazer desse centro uma referência nacional. É um trabalho sério e contínuo para entregar à população de Cuiabá", comenta o vereador.
 
Pinheiro conta que sua luta pela causa começou em 2015, quando foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Cuiabá. "Apresentei um Projeto de Lei que instituiu a primeira semana do mês de abril como a Semana de Conscientização e Reflexão sobre a Causa dos Autistas. Tínhamos um objetivo muito grande que é este que está se tornando realidade, de termos no município de Cuiabá o Centro Integrado de Atendimento ao Autista. Já são cinco anos de luta".
 
Serviço
 
Informações e contato com a AMA para doações podem ser feitas pelo e-mail
 ama.cuiaba@gmail.com ou pelo telefone (65) 9 9675-4196.
 
Da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet