Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
12:22:45
informe o texto

Notícias / Geral

04/12/2020 às 14:48

Cuiabá finaliza plano de retorno das atividades presenciais em escolas

As orientações contidas no documento abordam desde medidas de biossegurança até as metodologias do ensino híbrido

Leiagora

Cuiabá finaliza plano de retorno das atividades presenciais em escolas

Foto: Jorge Pinho

Desde o mês de abril, por conta do Decreto nº 7.890, publicado na versão digital da Gazeta Municipal, os profissionais da Educação discutem a adoção de medidas que permitam a retomada gradativa e segura das atividades presenciais nas unidades educacionais da rede pública municipal de Educação. Trata-se do Plano Estratégico de Retorno às Atividades Presenciais da Rede Municipal de Cuiabá. que contém protocolos de biossegurança e orientações para o ensino híbrido. 

A secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o plano traz os protocolos de biossegurança e orientações para o ensino híbrido. Elaborado pela equipe técnica da Secretaria, o plano leva em conta as peculiaridades da COVID-19, ou seja, sua alta taxa de contaminação e contágio, e as orientações dos órgãos de Saúde e da Vigilância Sanitária do Estado, do Município e do Governo Federal, do Conselho Nacional de Educação, o Manual de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os materiais produzidos pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eng. Oscar Amélito e a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Agostinho Simplício de Figueiredo.

“Nosso objetivo é apresentar às equipes gestoras um roteiro básico com sugestões a partir de um olhar mais próximo da realidade e da rotina das unidades educacionais da rede pública municipal de Educação, possibilitando a adoção de todas as medidas possíveis para que os estudantes e profissionais possam retornar às atividades de forma segura, evitando a propagação do vírus entre toda a comunidade educacional”, salientou a secretária de Educação.  

Edilene Machado destacou que ainda não há uma data prevista para o retorno das aulas, mas a Secretaria de Educação e as unidades educacionais da rede estão preparadas para quando houver essa definição.

“É importante que a comunidade escolar esteja mobilizada nesse processo repensando as questões pedagógicas, de reorganização da rotina e o diálogo com as famílias, para que possamos garantir o direito à aprendizagem a todos os estudantes”, ressaltou. 

Dentro da estratégia para a implementação dos protocolos de biossegurança a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou  para as unidades educacionais dispenser para álcool, tapetes sanitizantes, produtos para desinfecção do espaço, máscaras para os estudantes e profissionais entre outros itens. 

O Plano foi elaborado a partir de eixos, o primeiro trata dos protocolos de biossegurança no espaço da unidade educacional e  o segundo aborda o processo pedagógico articulado aos protocolos de segurança com orientações que vão desde a preparação da unidade antes do inicio das atividades escolares, procedimentos de acolhida dos estudantes, aulas, distanciamento físico, alimentação escolar, planejamento e organização pedagógica presencial e não presencial, metodologias de trabalho para o Ensino Híbrido, planejamento das aulas e atividades, entre outros.

De acordo com o plano, os pais poderão optar pelo ensino híbrido ou à distância (EAD).

 
Assessoria SME 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet