Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
16:47:38
informe o texto

Notícias / Geral

09/12/2020 às 10:47

Seduc apresenta protocolos de biossegurança para retorno às aulas presenciais

Foram debatidos os programas de ações para melhoria na qualidade do ensino público

Leiagora

Seduc apresenta protocolos de biossegurança para retorno às aulas presenciais

Foto: Carlos Celestino/Seduc-MT

Os protocolos de biossegurança e todo planejamento técnico de retorno às aulas presenciais na rede estadual de ensino tem sido discutido com os órgãos competentes. O mais recente ocorreu com membros do Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Controladoria Geral do Estado, Procuradoria Geral do Estado e Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

“Foram importantes diálogos que tivemos. Uma oportunidade de explicar em detalhes e esclarecer as dúvidas sobre o processo de preparo das escolas que a Seduc vem executando para garantir o retorno das atividades de ensino. Garantindo toda a segurança e prevenção ao coronavírus diante dos profissionais e estudantes da rede”, diz o secretário.

No encontro virtual, a secretária adjunta de Gestão Educacional, Irene Costa, apresentou em detalhes, o planejamento dos protocolos de biossegurança contra o coronavírus que serão implantadas nas 759 escolas da rede estadual de ensino antes do retorno às aulas.

Nas explicações da gestora, em todas as unidades serão implantadas medidas de controle exigidas pelas autoridades de Saúde. A Seduc vai destinar um orçamento para compra dos materiais: álcool em gel, máscara, termômetro, e outros recursos para materiais da demarcação dos espaços de distanciamento, conforme consta na Instrução Normativa 011/2020. Detalhe sobre os procedimentos já foi publicado na edição do Diário Oficial da União, do dia 16 de novembro.

Transporte escolar

Além disso, a secretária esclareceu que já iniciou o diálogo com os municípios para adequar o transporte escolar às normas de biossegurança. "Teremos protocolo para trabalhar no transporte escolar, em conjunto com práticas recomendadas dos profissionais da saúde", afirmou Irene Costa.

O secretário de Educação, Alan Porto, explicou que para a construção de todo o planejamento, a Seduc conta com apoio dos profissionais da saúde do Estado.

"Estamos estudando com a equipe da Secretaria de Saúde (SES) e técnicos especialistas a melhor maneira para proteger nossos alunos, professores e todos os profissionais da educação no Estado no retorno às aulas", explica o secretário Alan Porto.

Materiais pedagógicos

Ainda durante o diálogo, foram apresentados os planos com práticas inovadoras do plano pedagógico e os investimentos na aquisição de material didático de excelência para os estudantes, a implantação das tecnologias de ensino chromebooks – computador portátil específico para a educação - como uma possibilidade de aprendizagem. Os professores terão notebooks à disposição.

Além disso, outro investimento que faz parte do conjunto de ações é a formação continuada dos professores, com foco na melhoria e aperfeiçoamento do processo de ensino e avaliação continuada do nível de aprendizado dos alunos nas diversas áreas: interpretação textual, escrita, operações de cálculos matemáticos e outras áreas do conhecimento.

Outro importante esclarecimento respondido aos membros da reunião foi com relação ao não fechamento do Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro).

O secretário afirmou que essa estrutura não será fechada, pois os Cefapros têm importante papel na educação da rede estadual de ensino e atuam na política de formação continuada dos professores. Por isso, os Cefapros continuam em pleno funcionamento e serão fortes aliados da Seduc na construção e execução de projetos e programas para garantir uma educação de qualidade aos estudantes.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet