Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
08:32:55
informe o texto

Notícias / Judiciário

09/12/2020 às 15:15

Expedição Araguaia garante conciliação entre tio e sobrinho

Há oito meses Raimundo se mudou para Mato Grosso, há pouco mais de dois meses ele e o sobrinho abriram um restaurante, mas a convivência não estava muito boa.

Leiagora

Expedição Araguaia garante conciliação entre tio e sobrinho

Foto: Alair Ribeiro / TJMT

Com a chegada da pandemia e a dificuldade de emprego em Conceição do Araguaia, no Estado do Pará, o comerciante Raimundo Borges Ribeiro, 55 anos, buscou ajuda da família. O sobrinho, Wenderson Maranhão Batista, 25, viu a oportunidade de abrir um novo negócio em São Félix do Araguaia (1.149 km), onde mora desde 2017. Chamou então o tio para ser sócio em um restaurante.
 
Há oito meses Raimundo se mudou para Mato Grosso, há pouco mais de dois meses ele e o sobrinho abriram um restaurante, mas a convivência não estava muito boa. Desconfianças, brigas e mágoas acabaram afastando não só os sócios, como outros familiares. A solução foi desfazer a sociedade. A sessão de conciliação para dissolução de sociedade foi realizada na manhã de terça-feira (08), pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) de São Félix, durante a Expedição Araguaia 2020, no segundo dia de atendimentos na Escola Estadual Governador José Fragelli, em São Félix.
 
Os dois avaliaram de forma positiva as ações da Expedição e a concluíram que a conciliação foi um caminho rápido para resolver o conflito. “Espero que o Poder Judiciário continue olhando pelo município e trazendo o projeto”, pediu Wenderson.

Parceiros - Um dos serviços mais procurados na Expedição Araguaia é o de segunda via do Registro Geral (RG). A aposentada Maria Fernandis Dias, 68 anos, foi uma das que conseguiu o novo documento.
 
Para oferecer o serviço o Poder Judiciário, firmou parceria com a Defensoria Pública, que concede declaração de hipossuficiência econômica para isenção da Taxa de Emissão da segunda via do documento de identidade às pessoas que recebem até três salários mínimos e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) confecciona o novo documento.
 
O primeiro RG da aposentada foi expedido em 1988 e a foto de 32 anos atrás já estava causando problemas. "Em todo lugar que eu ia pediam para fazer outro RG. Na rodoviária, no comércio, no banco. Diziam que não podiam aceitar o documento", conta. "Daqui 40 dias vou buscar o novo RG na prefeitura. Graças ao projeto consegui resolver esse problema", agradece Maria Fernandis.
A aposentada, Maria Antônia de Carvalho, 71, sofre de dores na coluna desde um acidente com um ônibus há cerca de seis anos. Foi até A Expedição Araguaia em busca de ajuda, chegou amparada por integrantes da equipe. Passou pelo atendimento médico ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e saiu esperançosa. “Ele passou remédios para dores, checou meu colesterol, diabetes e pressão e me encaminhou para atendimento na rede municipal de saúde, espero que agora as coisas se encaminhem”, disse.
 
A comunidade que esteve na escola ainda recebeu mudas distribuídas pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), apresentação de teatro da Energisa, doações de matérias fornecidos pela Polícia e Receita Federal, educação para o trânsito realizada pelo Detran-MT, orientações do Ministério Público Estadual, serviços de cidadania com governo do Estado, serviços de beleza e bem estar ofertados pela Galvan Escola de Cabelereiros.
 
Programação - Na quinta-feira (10), a Expedição pega a estrada até Novo Santo Antônio (1.074 km) onde realizará dois dias de atendimento (sexta 11 e sábado 12). Depois segue para Cocalinho (773 km), para outros dois dias de atendimentos (14 e 15), encerrando as atividades desta edição.

 
Assessoria TJMT
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet