Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
11:48:29
informe o texto

Notícias / Judiciário

11/12/2020 às 12:45

Bolsonaro é condenado a indenizar colunista por acusação de 'fake news'

Presidente foi condenado na 31ª Vara Cível Central de São Paulo a pagar R$ 10 mil à colunista Bianca Santana, da UOL

O Dia

Bolsonaro é condenado a indenizar colunista por acusação de 'fake news'

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O juiz Cesar Augusto Vieira Macedo, da 31ª Vara Cível Central de São Paulo, condenou o presidente Jair Bolsonaro a pagar uma indenização de R$ 10 mil à jornalista Bianca Santana por ter acusado a colunista da UOL de propagar notícias falsas. A decisão foi proferida nesta quinta-feira, e registra que em uma das tradicionais "lives" do presidente, realizada em maio, Bolsonaro fez referência a reportagens que alegou serem "fake news" dizendo que Bianca Santana seria responsável por uma delas.

Depois, em outra transmissão, o presidente se retratou e retirou o vídeo anterior do ar. Na ocasião, a jornalista Bianca Santana comentou o pedido de desculpas do presidente, registrando que seguiria com a ação judicial, também com o objetivo "de inibir que Bolsonaro siga atacando jornalistas".

Na ocasião, a colunista também apontou que a indenização seria doada integralmente para a "busca de Justiça" pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, crime que segue sem solução há mais de mil dias.

Bolsonaro foi citado na ação, mas não se manifestou. Nessa linha, o juiz Cesar Augusto Vieira Macedo ponderou: "os elementos trazidos aos autos comprovam as alegações da autora e, com a revelia, presumem-se aceitos como verdadeiros os fatos alegados na inicial (CPC, artigo 344), a saber, a menção errônea ao seu nome e os danos suportados".

Ao avaliar o valor da indenização, o juiz registrou que o montante deveria "atender aos princípios da proporcionalidade e da vedação ao enriquecimento ilícito, e ainda ser suficiente a amenizar o desassossego sofrido pela vítima".

Além disso, pela "necessidade de preservação da honra subjetiva" de Bianca Santana e "pela necessidade de se reprimir a disseminação de 'fake news' no cenário atual", Macedo determinou que o presidente seja impedido de imputar à jornalista textos que ela não tenha escrito.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet