Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
00:40:51
informe o texto

Notícias / Geral

11/12/2020 às 16:39

Líquido preto polui Rio Coxipó-Açú e polícia inicia investigação; veja vídeo

No vídeo feito por moradores do condomínio apontam que o líquido preto desce de um morro na região e acreditam que sejam de alguma fazenda vizinha.

Alline Marques

Líquido preto polui Rio Coxipó-Açú e polícia inicia investigação; veja vídeo

Foto: Reprodução

Um líquido preto contaminou a água do córrego localizado no Condomínio de Chácaras Ecoville, região de Chapada dos Guimarães, e agora equipes ligadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente começaram a investigar o fato. A água desagua diretamente no Rio Coxipó-Açú.

Alguns vídeos que mostram a poluição no córrego viralizou e acabou chegando as autoridades. Uma amostra da água já foi recolhida também por moradores. A Sema informou que nesta sexta-feira (11), além de equipes da Sema também se deslocaram até o local policiais da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para apurar a situação.

Além da investigação por órgãos estaduais, fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública de Cuiabá também estiveram no condomínio e recolheram uma amostra da água para análise em um laboratório.

No vídeo feito por moradores do condomínio apontam que o líquido preto desce de um morro na região e acreditam que sejam de alguma fazenda vizinha.

Em nota divulgada no fim desta tarde, a Polícia Judiciária Civil disse que uma equipe da Dema, Sema, Batalhão Ambiental e Politec visitaram a Área de Proteção Ambiental, local em que há as manchas. Contudo, por conta do difícil acesso e chuva, não conseguiram encontrar a origem.
 
Agora o grupo deve fazer novas diligências nos próximos dias, afim de esclarecer os fatos e, caso haja ilícito ambiental, vão responsabilizar os eventuais infratores.
 
Confira a nota na íntegra
 
A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA) da Polícia Civil e órgãos ambientais e da perícia oficial realizaram diligências nesta sexta-feira (11) em pontos da Área de Proteção Ambiental Chapada dos Guimarães para coletar informações a fim de identificar o ponto de origem de eventual lançamento de efluente em córrego da APA.
 
A diligência é complexa em virtude da extensão da APA e também do período chuvoso, que acaba carreando materiais orgânicos para o corpo hídrico que passa na região.
 
As diligências desta sexta-feira foram realizadas com integrantes também da SEMA, Batalhão Ambiental e Politec e deverão ser desdobradas em outros dias.

O objetivo das diligências é esclarecer os fatos e, caso haja ilícito ambiental, proceder com a responsabilização de eventuais infratores.



 
Atualizada às 18h17
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet