Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
04:17:40
informe o texto

Notícias / Judiciário

14/12/2020 às 17:42

Procurador vence eleição e governador tem 15 dias para escolher chefe do MP

José Antônio Borges Pereira saiu vitorioso na disputa interna com 142 votos contra 123 recebidos por Flávio Cézar Fachone

Alline Marques

Procurador vence eleição e governador tem 15 dias para escolher chefe do MP

Foto: Mayke Toscano/Secom

O procurador Geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, somou a maioria dos votos e lidera a lista tríplice que será enviada para o governador Mauro Mendes (DEM) para escolher quem será o próximo responsável por comandar o Ministério Público Estadual (MPE) para o próximo biênio.

A tendência é que ele seja mantido já que venceu a disputa interna e, geralmente, o chefe do Executivo tende a escolher o primeiro da lista. Inclusive, foi Mendes que nomeou Borges em 2019. O procurador obteve 142 votos e disputou com o procurador Flávio Cézar Fachone que somou 123 votos.

A votação para a eleição da lista tríplice ao cargo de Procurador-Geral de Justiça, biênio 2021/2023, teve início na sexta-feira (11) e se estendeu até as 17h do dia 14 de dezembro. 

Pela primeira vez, a escolha ocorreu exclusivamente por meio de sistema eletrônico de captação de votos. Ao todo 246 membros estavam aptos a votar nesta eleição, porém, a soma dos votos excedeu o total porque era possível votar nos dois concorrentes ao cargo. A votação é sigilosa. 

PROCEDIMENTO

Com a votação, os membros do MPMT definem o primeiro e o segundo colocados da lista. Na sequência, haverá a homologação pelo Colégio de Procuradores de Justiça e no primeiro dia útil de 2021 a lista será encaminhada ao governador do Estado, que terá até 15 dias para promover a nomeação do novo chefe da instituição. A solenidade de posse ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet