Cuiabá, sábado, 20/04/2024
01:17:38
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

23/12/2020 às 12:23

Tá afim de economizar na ceia; veja algumas dicas para não gastar muito

Definitivamente 2020 não foi um ano fácil para ninguém. A preocupação com a saúde foi o foco, com certeza, mas a questão econômica também pesou.

Alline Marques

Tá afim de economizar na ceia; veja algumas dicas para não gastar muito

Foto: Imagem ilustrativa

Definitivamente 2020 não foi um ano fácil para ninguém. A preocupação com a saúde foi o foco, com certeza, mas a questão econômica também pesou. Muita gente teve a renda reduzida, perdeu o emprego, ou mesmo quem manteve, viu os preços dos alimentos subir absurdamente. 

Mas, o fim do ano chegou e também é hora de tentar amenizar a tensão do ano. E a ceia é um dos momentos em que as pessoas se reúnem para celebrar não só o encerramento de mais um ano, mas também o real significado do Natal, que é o nascimento de Cristo. E claro, comer. Afinal, este é um dos maiores prazeres. 

Só que como fazer isso como economia? É possível? Fique calmo que o Leiagora também reuniu dicas para te ajudar a fazer uma ceia sem precisar gastar tanto, mas mantenha a mente aberta para trocar algumas tradições, como o perú e o chester, ou até mesmo escolher alimentos que estejam mais acessíveis, frutas da época…

Confira:

Aperitivos

A bruschetta é uma boa opção de economia para servir. Apesar do nome estranho, é ela é bem simples. Trata-se de um prato italiano feito à base pão torrado, ou seja, dá para aproveitar aquele pão velho em casa. Ele é tostado com azeita e esfregado no alho. Em cima, geralmente vai um molho estilo vinagrete em cima. Além de barato é simples. E para alegria das crianças, aperitivo de salsicha com bacon pode ser uma boa opção. Enrola o bacon na salsicha, frita e pronto, serve no palitinho. 

Carnes 

Nesta época do ano, as carnes típicas do Natal, como o chester e o peru, costumam ter um preço mais salgado. Então, uma dica seria trocar pelo popular frango recheado com farofa. Ou ainda um rocambole de frango recheado e inovar ainda mais na sua ceia. Outra opção ainda com frango pode ser um fricassê ou até mesmo aquele bom e velho bobó, de frango desfiado. 

Para quem busca mais opções de carnes, o lombinho pode ser uma opção, assado ou na panela de pressão, fica bem saboroso. E o rocambole de carne moída também pode ser outra opção. 

Pratos frios

A salada de maionese é um ótimo acompanhamento! Feita com batata, cenoura, milho e outros ingredientes do seu agrado, ela vai fazer sucesso na ceia. Ou ainda o macarronese, aquela salada de macarrão com maionese pode ser uma dica para dar mais glamour para a mesa. Assim, você até já inclui uma massa na ceia. 

Arroz e outros

É, o arroz foi um dos alimentos que encareceu nessa pandemia. Inclusive, algumas dicas já foram sugeridas para tentar trocar o alimento por algo mais em conta, algumas delas é o grão de bico, cuscuz de milho, ou até mesmo uma polenta cremosa. 

Mas para quem não abre mão, pode seguir com o arroz e algumas sugestões para sair do tradicional arroz branco é dar uma corzinha para ele. Seja à grega, com as famosas uvas passas, muito polêmica, inclusive nesta época do ano, colorido com cubinhos de legumes, pode ser com brócolis ou até no forno com muito queijo e presunto. Enfim, receitas é que não vão faltar. 

Acompanhamento 

Um outro acompanhamento que é barato e saboroso é a farofa de calabresa.Simples, fácil de fazer e econômica, com certeza.     

Salada

Além disso, apesar de para alguns ser dispensável, a salada dá um toque especial na mesa na hora da ceia. Então, para quem faz questão, basta optar por alimentos que estejam com preços mais acessíveis, e ai vale usar desde a tradicional alface ou até misturar frutas e, porque não, um peito de frango em cubinhos? 

Sobremesa

Tá, ok, todo ano a gente tenta fugir da piada do pavê, mas não tem como negar que é um sobremesa simples e barata para fazer, mas outra opção mais simples ainda pode ser uma gelatina, e quem achar muito comum, tem a opção dela recheada com creme ou até mesmo colorida. É uma boa opção, principalmente para a criançada.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet