Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
17:16:53
informe o texto

Notícias / Política

26/12/2020 às 08:14

Vereadores aprovam isenção para Associação dos Camelôs de taxa e alteram prazo da concessão

O recurso que era pago anteriormente deveria ser utilizado para a manutenção de 40 bolsas para atletas

Alline Marques

Vereadores aprovam isenção para Associação dos Camelôs de taxa e alteram prazo da concessão

Foto: Francinei Marans / Câmara de Cuiabá

A Câmara de Cuiabá aprovou, em sessão extraordinária nessa quinta-feira (24) às véspera de Natal, alterações na lei de concessão da área do estacionamento do Shopping Popular. A mudança isenta a Associação dos Camelôs de pagar a taxa de 20 salários mínimos em troca de manter a gratuidade e ainda prorroga automaticamente o tempo de concessão para 30 anos. 

O recurso que era pago anteriormente deveria ser utilizado para a manutenção de 40 bolsas para atletas, em programa a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo. 

A lei em vigor previa a gratuidade do rotativo entre 6h e 8h da manhã e das 19h às 23h. Nos demais horários, a associação poderia cobrar para utilização do estacionamento desde que o valor não exceda a 70% (setenta por cento) do valor praticado no mercado, considerando, principalmente, os preços praticados nos shoppings centers, ou, eventualmente, o cobrado pelo uso de vagas em vias públicas.

A mensagem encaminhada pelo Poder Executivo prevê que em caso da Associação dos Camelôs abrir mão da cobrança ficará isenta. 

Outra alteração foi referente ao prazo da concessão. Anteriormente, na lei, o prazo de vigência do contrato era de, no máximo, 5 anos, podendo ser renovado, por igual período, a critério do Município de Cuiabá, até o limite do prazo de concessão de que trata a Lei nº 5757, de 20 de dezembro de 2013, que é de 30 anos. Porém, com a mudança na legislação foi retirado a necessidade de renovação a cada cinco anos e fica em vigor por 30 anos. 

A área do Complexo Dom Aquino foi cedido à Associação em dezembro de 2013, portanto, eles possuem o domínio do espaço até 2043.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Salomao 26/12/2020 às 00:00

    Mizael galvao favorecenedo seus negocios, não de interesse da população, enquano no centro da cidade não tem estaciomento gratuito prara todos. A empresas que pagam seus impostos, registram seus funcionarios, nunca é beneficados por este tipo de isenção e beneficios. Beneficios para os iregulares tem, até demais!

 
Sitevip Internet