Cuiabá, sábado, 20/04/2024
01:48:39
informe o texto

Notícias / Política

01/01/2021 às 16:40

Vereadores são empossados em Cuiabá com discursos voltados à pandemia, social e coerência

Apesar da grande renovação, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ainda conta com o apoio da maioria.

Kamila Arruda e Alline Marques

Vereadores são empossados em Cuiabá com discursos voltados à pandemia, social e coerência

Foto: Câmara de Cuiabá

A Câmara de Cuiabá passa a contar com 14 novos vereadores a partir deste ano. Os parlamentares eleitos no dia 15 de novembro foram empossados durante solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (1º). O evento ocorreu na sede da Câmara de Cuiabá, com restrição de público devido à pandemia do coronavírus. O acesso foi controlado até mesmo para a imprensa que fez a cobertura e para que todos pudessem acompanhar foi transmitido online. 

No total, 25 vereadores tomaram posse. Destes, 11 já faziam parte do quadro de parlamentares na legislatura passada e garantiram a reeleição no pleito realizado em novembro passado. 

Apesar da grande renovação, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ainda conta com o apoio da maioria. Diante da nova composição, o emedebista passa a contar com 13 vereadores em sua base de sustentação do Parlamento Municipal. 

Trata-se dos veteranos Juca do Guaraná (MDB), Renivaldo Nascimento (PSDB), Chico 2000 (PL), Mario Nadaf (PV), Adevair Cabral (PTB), Sargento Joelson (SD) e Marcrean Antos (PP), e ainda dos novatos Paulo Henrique (PV), Marcus Brito Junior (PV), Kassio Coelho (Patriota), Demilson Nogueira (PP), Drº Luiz Fernando e Eduardo Magalhães (Republicanos).

Por outro lado, os vereadores Lilo Pinheiro (PDT), Wilson Kero Kero (Podemos), Pastor Jefferson (PSD), Cesinha Nascimento (PSL) e Didimo Vovô (PSB) se intitulam de independente.

Já a oposição conta com Diego Guimarães (Cidadania), Dilemário Alencar (Podemos), Michelly Alencar (DEM), tenente-coronel Paccola (Cidadania), Rodrigo de Arruda e Sá (Cidadania), Edna Sampaio (PT) e Sargento Vidal (Pros).

A cerimônia de posse foi conduzida pelo vereador Diego Guimarães, parlamentar mais votado no pleito deste ano, com 4.179 votos. A solenidade acabou abrindo espaço para que todos os 25 parlamentares eleitos usassem a tribuna, algo que não está previsto no regimento interno, porque a previsão era que apenas as lideranças dos partidos falassem. 

Os parlamentares da oposição focaram em pedir coerência dos que foram eleitos, destaque para Michelly Alencar (DEM) que lembrou que o resultado da urna foi de renovação e um pedido da população por mudança na Câmara. Diego Guimãraes ressaltou que os últimos quatro anos mostraram que a população entendeu que o papel do vereador não é apenas apresentar indicação, mas também fiscalizar o Executivo. 

Já a base apenas fez discurso muito mais de agradecimento pelos votos e reconhecimento da população. A pandemia também foi foco do discurso e usada para pedir união.

Edna Sampaio (PT) fez um discurso em prol da população de baixa renda e disse que pretende levar para a Câmara o debate referente a um programa que possa dar assistência às pessoas que foram afetadas pela pandemias. Outro ponto que ela já adiantou que irá cobrar é um plano de vacinação para a cidade de Cuiabá. 

Veja a lista dos empossados:

Diego Guimarães (Cidadania) - 4.179 votos (reeleito)

Marcrean Santos (PP) - 3.729 votos (reeleito)

Adevair Cabral (PTB) - 3.622 votos (reeleito)

Demilson Nogueira (PP) - 3.270 votos

Marcus Brito Jr (PV) - 3.194 votos

Dilemário Alencar (PODE) - 3.052 votos (reeleito)

Eduardo Magalhães (Republicanos) - 2.996 votos

Edna Sampaio (PT) - 2.902 votos

Michelly Alencar (DEM) - 2.841 votos

Renivaldo Nascimento (PSDB) - 2.606 votos (reeleito)

Mario Nadaf (PV) - 2.434 votos (reeleito)

Sargento Joelson (Solidariedade) - 2.199 votos (reeleito)

Didimo Vovô (PSB) - 2.122 votos

Luiz Fernando (Republicanos) - 2.060 votos

Pastor Jeferson (PSD) - 2.045 votos

Juca do Guaraná Filho (MDB) - 2.021 votos (reeleito)

Coronel Paccola (Cidadania) - 2.009 votos

Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania) - 2.000 votos

Paulo Henrique (PV) - 1.884 votos

Wilson Kero Kero (Pode) - 1.794 votos (reeleito)

Lilo (PDT) - 1.757 votos (reeleito)

Cezinha Nascimento (PSL) - 1.648 votos

Kassio Coelho (Patriota) - 1.488 votos

Sargento Vidal (PROS) - 1.424 votos

Chico 2000 (PL) - 1.281 votos (reeleito)
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet