Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
13:06:57
informe o texto

Notícias / Política

07/01/2021 às 10:01

Deputados se isentam sobre BRT e Faissal diz que só ‘paletó’ supera ‘roubalheira do VLT’

Na segunda-feira, o governo pediu autorização da ALMT para alterar o contrato que financia a obra do VLT para a implantação do BRT em Cuiabá e Várzea Grande

Camilla Zeni

Deputados se isentam sobre BRT e Faissal diz que só ‘paletó’ supera ‘roubalheira do VLT’

Foto: JLSiqueira/ALMT

A mudança da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Bus Rapid Transit (BRT), anunciada pelo governo de Mato Grosso no fim de dezembro de 2020, ainda divide opiniões na Assembleia Legislativa. Enquanto alguns parlamentares pedem debate sobre o tema, defensores da mudança alegam que modal é símbolo de corrupção.

O assunto chegou ao Legislativo na manhã de terça-feira (5), quando o governo enviou oficialmente um projeto de lei que o autoriza a mudar o contrato firmado com a Caixa Econômica Federal para financiamento da obra. O texto foi colocado para a primeira votação nesta quarta-feira (6) e aprovado por maioria dos votos. 

Durante as discussões, os deputados Faissal Calil (PV), Silvio Fávero (PSL) e Wilson Santos (PSDB) defenderam a mudança do modal como a única possibilidade de conclusão das obras. Para ambos, a única alternativa à mudança do projeto é se o governo decidir não apenas não concluí-lo, mas abandonar completamente as obras.

“Antes do paletó, o VLT era o símbolo de corrupção no Estado de Mato Grosso. Foi uma grande roubalheira anunciada, perpetrada por Silval e seus amigos. Todos sabem. Cuiabá era linda, tinha o título de cidade verde, e hoje o que temos? canteiros com gelos baianos, que só servem para provocar acidentes”, disse Faissal ao defender a mudança de modal.

Faissal também lembrou que a conclusão do VLT foi promessa feita por dois governos e, em seis anos, não foi concluído. “Será que vocês não perceberam que o VLT é impraticável, infelizmente? Então temos aqui duas opções: ou BRT ou deixar como está”, questionou. 

Por sua vez, o deputado Valdir Barranco (PT) criticou o governador Mauro Mendes (DEM) por falta de transparência com a Assembleia e a sociedade. Na tribuna, Barranco pontuou que o projeto de lei do governo é “tão raso que parece que foi feito em cima de um capô de caminhão, sem nenhuma fundamentação”. 

Barranco foi além e questionou as intenções dos políticos que antes defendiam o VLT e agora cobram a mudança do modal. O parlamentar pontuou a necessidade de discussão do assunto com os moradores de Cuiabá e Várzea Grande, uma vez que a obra tem impacto na população, e defendeu que o primeiro modal é um dos meios de transporte mais modernos do mundo. Por isso, clamou que a decisão de mudança seja tomada apenas após o estudo ser apresentado e especialistas ouvidos.

A falta de embasamento no pedido do governo foi, mais tarde, lembrada pelo deputado Ulysses Moraes (PSL). À imprensa, o parlamentar afirmou que o projeto de lei enviado tem justificativa rasa e afirmou que os deputados não tiveram acesso aos estudos que descartaram a viabilidade do VLT.

Apesar do posicionamento, Ulysses, assim como Silvio Fávero (PSL) e o presidente da Casa, Eduardo Botelho (DEM), afastou da Assembleia Legislativa a responsabilidade sobre a mudança do modal.

Durante as discussões, os três apontaram que cabe ao governo fazer a análise de qual seria o melhor modal e que à Assembleia restava apenas aprovar a alteração de projeto. Fávero ainda foi além e sugeriu que alguns agentes estariam usando a situação para “politicagem”, o que afirmou não ser o momento adequado. "Essa decisão não é nossa. Vamos deixar bem claro", finalizou Botelho.

O projeto que autoriza a mudança do modal foi aprovado em segunda votação nesta quinta-feira (7).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet