Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
08:39:57
informe o texto

Notícias / Variedades

10/01/2021 às 14:46

Hoje é dia: David Bowie, o camaleão do rock, morreu há cinco anos

Confira fatos e datas de 10 a 16 de janeiro de 2021

Leiagora

Hoje é dia: David Bowie, o camaleão do rock, morreu há cinco anos

Foto: Arquivo/Mauricio Gambarini/DPA/Agência Lusa/Direitos reservados

Vinte e cinco discos. Uma carreira marcada pela diversidade de estilos e linguagens. Criatividade, experimentação, multiplicidade de instrumentos e ritmos. Tudo isso, junto e misturado, transformou o multiartista britânico David Bowie, considerado um "camaleão do rock", em um superastro do século 20. Ele morreu há exatos cincos anos, em 10 de janeiro de 2016, aos 69 anos de idade, vítima de câncer.

No entanto, o legado musical de Bowie pode ser revisitado para novos olhares e ouvidos. Um dos caminhos para saber mais sobre vida e obra do artista está no acervo público disponível nos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O cantor começou na carreira em 1969, e que incluiu também um caminho como ator em 30 filmes. I´m Deranged, Cat people (Putting out fire) e Changes foram alguns sucessos na voz dele. 

Outros destaques foram as músicas Let's Dance, em gravação de 1983; Heroes, uma parceria com Brian Eno e David Bowie, em gravação de 1977; e Space Oddity, de autoria dele, em gravação de 1969. 

No Brasil, a memória de Bowie inspira obras artísticas, como ocorreu com coreografias do Balé da Cidade de São Paulo.

Esta semana também é tempo de recordar, no campo das artes, da obra do violonista, cantor e compositor Luiz Bonfá, que morreu há 20 anos (em 12 de janeiro), que foi reconhecido mundialmente e produziu 50 discos (ouça mais no Programa Todas as Vozes).  A genialidade do brasileiro Zé Gonzaga (1921-2002), cujo centenário de nascimento é celebrado na quinta (15), tem o ritmo do acordeon e disponível do Acervo Origens.  

Conhecimento

Há exatos 20 anos, no dia 15 de janeiro de 2001, era lançada a Wikipedia, uma enciclopédia virtual, colaborativa e de licença livre. O projeto foi criado pelos americanos Jimmy Waler e Larry Sanger e é mantida pela Fundação Wikimedia. O nome Wikipedia é uma mistura das palavras "wiki" (palavra havaiana que significa "rápido", que, na área da computação, refere-se à criação de sites colaborativos) e "enciclopédia".

Atualmente, a plataforma hospeda mais de 55 milhões de artigos, em mais de 300 idiomas. Em português são 1.051.679 publicações (clique aqui para saber quais foram os artigos em português mais visitados no idioma). 

A ideia é que qualquer pessoa possa acrescentar ou editar verbetes, referências, imagens e outros conteúdos de mídia, fazendo da Wikipedia uma fonte de informação colaborativa e orgânica. 

 
Agência Brasil
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet