Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
09:23:03
informe o texto

Notícias / Geral

10/01/2021 às 14:42

VEJA VÍDEO: Chuva causa alagamentos em Cuiabá e água invade antigo Pronto-Socorro

Um dos flagrantes foi na avenida da Prainha, no centro da capital.

Luzia Araújo

O Hospital Referência de Tratamento da Covid-19 em Cuiabá (antigo Pronto-Socorro) ficou alagado  devido à chuva que caiu na cidade, na manhã deste domingo (10). Outros pontos de alagamentos foram registrados nas ruas e avenidas da cidade. Um dos flagrantes foi na avenida da Prainha, no centro da capital. 

Na unidade hospitalar, os corredores e salas ficaram alagados. Os funcionários ficaram assustados com a situação (Veja vídeo a baixo) e chegaram a reclamar do forte odor da água. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Município informou que o fato não causou nenhum "prejuízo ao tratamento dos pacientes, que estão devidamente acomodados e assistidos". O órgão disse ainda que "está trabalhando para diminuir os danos causados nos locais atingidos pelo alagamento no hospital".   

No centro de Cuiabá, a água tomou conta da via e subiu para as calçadas, deixando a população ilhada. Os carros também tiveram dificuldade de circular na avenida. Um homem chegou a "nadar" na água (Veja vídeo a baixo). 

A força da água também derrubou algumas árvores que ficavam na frente da sede da Energisa, localizada na rua Coronel Peixoto, bairro Bandeirantes. As árvores atingiram os carros que estavam estacionados no local. O Corpo de Bombeiros foram acionados para realizar o corte das árvores e liberar os carros. 

A Secretaria de Obras Públicas disse que "tem trabalhado continuamente, de forma preventiva, para sanar os impactos ocasionados pela chuva". Confira a nota na íntegra: 

Em relação à demanda sobre alagamento registado na manhã de hoje (10/1), a Secretaria de Obras Públicas informa que:

- Tem trabalhado continuamente, de forma preventiva, para sanar os impactos ocasionados pela chuva. Na próxima segunda (11), o secretário de Obras de Cuiabá, José Roberto Stopa, irá se reunir com equipe da Universidade Federal de Mato Grosso e Conselho Regional de Engenharia tendo como finalidade a discussão sobre projeto para drenagem fluvial das avenidas Tenente-coronel Duarte e XV de Novembro com lançamento no Rio Cuiabá, garantindo a resolução de um problema histórico;

- válido citar que a equipe técnica responsável pelo escopo do projeto atuou no ano de 2017 garantindo a solução de um problema recorrente de alagamento nas imediações do viaduto da UFMT; 

- Oportuno destacar que o serviço de limpeza das bocas de lobo distribuídas em todas as regiões da cidade é diário e, conforme relatório da Secretaria, tem resultado em uma média de 115 manutenções por mês. 

- Visando intensificar esse trabalho, foi montada uma força-tarefa que já está atuando nas quatro regiões da cidade, inclusive aos fins de semana. 

- Essa força-tarefa tem trabalhado principalmente nos pontos considerados mais críticos, monitorados pela Defesa Civil, Secretaria de Obras Públicas e Limpurb. 

- A Avenida Ten. Cel. Duarte (Prainha) é das que recebem essa atenção constantemente e receberá ao longo desta semana uma nova ação de manutenção em suas bocas de lobo. 

- Além disso, a substituição do sistema de drenagem antigo também é uma das atividades que, dentro das possibilidades orçamentárias, o Município tem buscado avançar. 

- A Prefeitura também possui o planejamento de continuar avançando com esse trabalho, na medida em que novos recursos estiverem disponíveis.


Clima 
Mais chuva deve cair na capital, durante a semana. Na segunda, terça e quinta-feira (11, 12 e 14), a possibilidade de chover será de 67%. Já na quarta-feira (13) essa chance sobe para 83%, enquanto que na sexta-feira (15), a possibilidade será ainda maior, chegando a 90%. 

A temperatura máxima fica na casa dos 31° e a mínima em torno de 25. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet