Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
08:42:27
informe o texto

Notícias / Polícia

11/01/2021 às 10:26

Gefron recupera dois carros locados que seriam trocados por drogas na Bolívia

Comandante diz que prática tem sido comum porque os carros locados não possuem restrições de roubos e furtos

Luzia Araújo

Gefron recupera dois carros locados que seriam trocados por drogas na Bolívia

Foto: Christiano Antonucci

Os carros de locadoras tem sido alvo de criminosos para servirem como moeda de troca por drogas ou dinheiro na Bolívia. Neste domingo (10), o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) conseguiu localizar dois veículos, sendo que um deles alugado em Brasília (DF). Duas pessoas foram presas conduzindo os automóveis. Uma delas já possuía passagem pela polícia por estelionato. 

De acordo com o comandante do Gefron, tenente-coronel PM Fábio Ricas, existe uma organização criminosa por trás dessa prática criminosa e que a localização de veículos locados ocorre frequentemente na fronteira, mesmo sem saber passar o número exata.  O militar atribuiu ao fato, a facilidade que os carros possuem para passar por uma fiscalização policial por não possuir restrições, como queixa de roubo ou furto. Os carros de locadoras também não são identificados pelas câmeras OCR. 

“O veículo locado não apresenta nenhum tipo de restrição, comparando com um veículo que é produto de roubo e furto. Se ele for parado em alguma fiscalização, o veículo locado não vai constar nenhum tipo de irregularidade. Diferente do veículo roubo e furto, que no momento que é verificado o chassi, por exemplo, é verificado que ele é produto de crime”. 

O comandante explicou que os criminosos levam os veículos para Bolívia, para serem trocados por drogas ou dinheiro e que depois que eles entram para no país vizinho, dificilmente são recuperados. 

Por outro lado, Fábio garantiu que a fiscalização foi redobrada para evitar o crime no Estado. “As organizações usam os veículos locados para não chamar atenção, mas a partir do momento, em que eles entram na região de fronteira e sabemos que existe essa prática, começamos a fazer um levantamento mais profundo, entramos em contato com a locadora para saber mais sobre o automóvel, entre outros procedimentos”, disse o comandante completando que operações reforçam os trabalhos para combater a ação dos criminosos. 

Todo o trabalho resultou na recuperação e/ou apreensão de 335 veículos na região de fronteira, no ano passado. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet