Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
06:06:19
informe o texto

Notícias / Política

12/01/2021 às 09:35

Prefeito adia para quinta-feira a decisão sobre modelo de retorno às aulas em Cuiabá

Modelo híbrido que combina aulas presenciais com ensino online é uma alternativa que será avaliada

Kamila Arruda

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) deve bater o martelo quanto a retomada ou não das aulas presenciais ainda nesta semana. Nesta quinta-feira (14), o emedebista volta a se reunir com representantes da secretaria de Saúde, secretaria de Educação, e ainda os membros da Comissão de Combate a Covid-19 para debater o assunto.

Não está descartada a possibilidade de ensino híbrido, o qual combina práticas presenciais e remotas, por meio do uso de ferramentas digitais. 

Para o chefe do Executivo Municipal, essa pode ser uma saída para esse imbróglio. “É uma alternativa. Apesar de nossa estrutura não ser a mais adequada nesse sentido, mas tudo se adapta. Para evitar um prejuízo maior, o ensino híbrido não está descartado”, pontua Emanuel.

O prefeito reconhece a necessidade de retomar as aulas presenciais, especialmente por conta da rede privada de ensino, mas afirma que não quer tomar nenhuma decisão precipitada, tendo em vista a ameaça da segunda onda de proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

“Estou muito preocupado porque a saúde tem que estar acima de tudo, em primeiro lugar, e a estrutura das escolas favorece a aglomeração. O que me preocupa, a base maior é a saúde e a vida das crianças e dos trabalhadores, mas existe também uma crise econômica. Na rede privada vem a quebradeira em massa. Então existe um fantasma de um caos na rede privada”, colocou.

O emedebista afirma que diversas escolas já fecharam as portas porque não conseguiram se manter durante a pandemia. De acordo com ele, a rede pública só não foi atingida, porque é alimentada pela população através do pagamento de impostos.

“Como suportar uma situação dessa? Um ano com as portas fechadas? A rede pública suporta porque a sociedade alimenta isso. Eles pedem a volta no início de fevereiro e eu busco uma medida segura para tentar viabilizar essa volta. Estou bem preocupado, vamos avançar nas discussões. Estou preocupado com desemprego, com o fechamento de outras unidades, muito preocupado mas temos que tomar essa decisão com segurança total”, finalizou.

Apesar da indefinição, as matrículas para novos alunos da rede municipal de ensino foram abertas nesta semana e encerram nesta sexta-feira, com a oferta de e 6,5 mil vagas para Educação Infantil I e II (4 e 5 anos) e do Ensino Fundamental.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet