Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
15:22:36
informe o texto

Notícias / Geral

12/01/2021 às 10:57

Presidente do Indea é denunciado por assédio sexual; Governo investiga, mas não afasta servidor

Jovem de 19 anos era secretária do suspeito e relatou no BO que ele massageava pênis olhando fixamente para ela

Camilla Zeni

Presidente do Indea é denunciado por assédio sexual; Governo investiga, mas não afasta servidor

Foto: Secom-MT

O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Marcos Catão Dornelas Vilaça, foi denunciado por assédio sexual por sua ex-secretária, uma jovem de 19 anos. O caso, que teria acontecido em novembro passado, veio à tona apenas nessa segunda-feira (11). 

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela jovem, ela atuava como secretária de Marcos, que havia recém-assumido a Presidência do Instituto. Por isso, entrava com frequência em sua sala, ainda que para executar tarefas alheias a sua função, como levar cardápio para seu almoço.

Em uma das vezes que entrou na sala do presidente, a jovem se viu em choque após Marcos dizer-lhe que não precisava usar máscara em sua sala e, depois, massagear seu pênis, sobre a calça, olhando fixamente para ela. 

Após o caso, a jovem chegou a trabalhar no dia seguinte, mas, perplexa, resolveu contar sobre o caso para seu pai, que a orientou a deixar o emprego e registrar um boletim de ocorrência "para que isso não venha ocorrer com outras mulheres", em razão da posição social privilegiada de Marcos.

Repercussão

Após o caso vir à tona, a deputada estadual Janaína Riva (MDB) se posicionou publicamente, recriminando a atitude do presidente do Indea. No Instagram, Janaína disse que, imediatamente, procurou o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, a quem reportou o caso. 

"Já entrei em contato com o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, que prontamente me atendeu e ouviu minha sugestão: afaste”, informou a deputada.

Janaína ainda defendeu que o caso seja investigado e ponderou que o homem tem o direito de se defender. Acrescentou que, contudo, "a mulher, vítima, precisa se sentir segura, saber que existe justiça e que ninguém, por maior que seja sua posição, está imune a lei".

"Respeito o direito a defesa, mas principalmente, respeito as mulheres que passam ou já passaram por situação similares e elas sim, merecem todo nosso trabalho e dedicação", completou.

Apesar da publicação da deputada, o Governo do Estado informou unicamente que irá apurar a denúncia. Não houve formalização de afastamento do servidor.

Outro lado

O Leiagora não conseguiu contato com o presidente do Indea. O espaço segue aberto para manifestação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Paulo Emilio 12/01/2021 às 00:00

    È preciso ter respeito pelas mulheres Mato Grosso já tem o triste histórico de feminicidio.

 
Sitevip Internet