Cuiabá, quinta-feira, 21/01/2021
10:15:47
informe o texto

Notícias / Geral

13/01/2021 às 15:13

Várzea-grandense é vacinada contra Covid-19 em Dubai

A servidora explica que, por ser turista, também está entre os que têm direito a se vacinar

Eduarda Fernandes

Várzea-grandense é vacinada contra Covid-19 em Dubai

Foto: Arquivo Pessoal

Durante as férias em Dubai, nos Emirados Árabes, a várzea-grandense Scheyla Schley foi vacinada contra a Covid-19, onde a vacinação contra a doença pandêmica começou em dezembro. A servidora do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) disse em entrevista ao Leiagora, que tem costume de aproveitar as férias para estudar inglês e escolheu os Emirados Árabes por ser o único que estava com as fronteiras abertas. 
 
“Eu estou em uma escola, em Dubai, e aqui eles já estão vacinando. Quando cheguei aqui, dia 4 de dezembro, uma semana depois já começaram a vacinar os Emirates, que é quem é filho de Emirate e nasce nos Emirados Árabes”, lembra.

Leia também - MT tem 3 milhões em seringas e preparado para dar início à vacinação

Em Dubai, ela conta que apenas 10% da população é Emirate e muitos optaram por não tomar a vacina. Depois, passaram a vacinar também os residentes fora dessa categoria. “E o que está disponível está disponível aqui para os residentes e os visitantes é a Sinopharm, que é a chinesa. A Pfizer, se não me engano, é só para quem está na linha de frente e os idosos”, detalha.

A servidora explica que, por ser turista, também está entre os que têm direito a se vacinar. Na escola onde estuda, foram oferecidas duas vagas. Ela se candidatou e foi selecionada. “Eles me buscaram em casa, me levaram para tomar a vacina, e me trouxeram de volta”, conta à reportagem.

No local de vacinação, um hospital de campanha, não lhe pediram nenhum tipo de documento, apenas fizeram perguntas clínicas. A única exigência foi permanecer na cidade por mais de 21 dias, período em que é aplicada a segunda dose. “E como eu fico mais dois meses aqui, falei que aceitava. Mas nem pediram comprovante de passagem, nada, e dia 3 de fevereiro já tomo a segunda dose”.
 
Nova variante
 
Apesar de ter se vacinado, Scheyla teme a nova variante do vírus. Para sua decisão de tomar a vacina, ela também levou em conta a provável demora que haverá no Brasil para que as doses cheguem a toda a população. “Eu conheço várias pessoas que morreram, que ficaram muito mal, com sequelas. A minha mãe e o meu ex-marido estão com Covid-19. Então eu tenho muito medo de ter essa doença. Daqui eu quero ir para outros países, então é uma segurança de eu não me contaminar e não levar a contaminação para mais ninguém”, avalia.

Com relação às possíveis reações alérgicas, a várzea-grandense afirma que prefere esse risco a contrair a doença e ficar com alguma sequela. “Como é uma doença muito nova e perigosa, eu quis, sim, tomar a vacina. Fui muito segura do que eu fiz e, com certeza, recomendaria a qualquer pessoa tomar”, ressalta.

Redes sociais

Nas redes, Scheyla ainda brincou ao pedir para ser avisada, caso se transforme em um jacaré. A piada é uma referência a uma fala do presidente da República Jair Bolsonaro, que em certa entrevista questionou os possíveis efeitos colaterais das vacinas, tomando como exemplo a da Pfizer/BioNtec, e disse a seguinte frase: “Se você virar um jacaré, é problema seu”.

“Aproveitei a chance de imunização aqui nos Emirados Árabes e optei por aceitar os possíveis riscos, mitos e controversos efeitos colaterais de tomar a vacina em detrimento ao montante de mortes que esse vírus já trouxe a ainda trará, além das sequelas de quem já foi infectado”, escreveu a servidora em publicação.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet