Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
00:53:14
informe o texto

Notícias / Geral

13/01/2021 às 15:42

Transitar acima da velocidade permitida é a infração mais comum em MT

No ano passado, houve redução de 45% nas infrações de trânsito se comparado a 2019

Leiagora

Transitar acima da velocidade permitida é a infração mais comum em MT

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Em 2020, foram registrados 554.505 autos de infração de trânsito em Mato Grosso, uma redução de 45% se comparada ao ano de 2019, quando foram contabilizadas 1.017.243 infrações. Os dados são do setor de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Dentre as infrações, transitar com veículo em velocidade superior à máxima permitida para o local, em até 20%, foi a mais cometida pelos motoristas.
As duas maiores cidades do Estado, Cuiabá e Várzea Grande, também apresentaram redução significativa na quantidade de registro de infração de trânsito. Em Cuiabá, houve uma queda de 50%, somando 242.106 autuações em 2020, contra 489.008 em 2019.
Na cidade vizinha, Várzea Grande, os motoristas também cometeram menos infrações de trânsito em 2020. Foram 63% de registros de infrações de trânsito a menos, 25 mil, em relação ao ano de 2019, quando foram 69.140.  
Infrações
Conforme os dados do Renaest, transitar com veículo em velocidade superior à máxima permitida para o local, em até 20%, continua sendo a infração mais cometida por motoristas tanto na capital quanto no interior do Estado, totalizando 337.178 registros. Essa é uma infração considerada média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com penalidade de multa no valor de R$ 130,16.
Outras infrações praticadas pelos condutores de forma recorrente em todo Estado são: transitar com veículo em velocidade superior à máxima permitida para o local, entre 20% e 50%; avançar o sinal vermelho do semáforo eletrônico, o condutor não usar o cinto segurança e deixar de manter acesa a luz baixa do veículo nas rodovias durante o dia.
Como forma de conscientizar os condutores quanto à importância da segurança no trânsito, o Detran-MT realiza frequentemente diversas atividades através das gerências de Ação Educativa de Trânsito e de Escola Pública de Trânsito, com campanhas e cursos sempre no intuito de sensibilizar condutores, passageiros, pedestres e ciclistas para a adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.
Segundo a gerente de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Rosane Gerda Prachthäuser Pölzl, a imprudência é um dos principais fatores de risco que acarretam acidentes.
“A menor das consequências de uma infração é a autuação ou até a prisão, como nos casos de embriaguez ao volante. A inobservância das normas de segurança gera acidentes graves e até mesmo fatais. Por isso, nas ações e cursos que realizamos convidamos a população à reflexão de que cada um tem importante função a desempenhar na construção de uma cultura de paz e segurança no trânsito”, disse Rosane.

Com Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet