Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:40:02
informe o texto

Notícias / Geral

15/01/2021 às 14:45

Casos de dengue crescem 210% e sintomas são similares aos da Covid-19

Febre, dor de cabeça e dor no corpo são comuns nos pacientes com coronavírus ou dengue

Eduarda Fernandes

Casos de dengue crescem 210% e sintomas são similares aos da Covid-19

Foto: Arquivo Pessoal

Em 2020, Mato Grosso teve 30.050 casos confirmados de dengue. Em relação ao ano anterior, quando foram registrados 9.669, o aumento foi de 210.7%, conforme apontam dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) analisados pelo Leiagora. Também no ano passado, o Estado registrou 180.451 casos de covid-19.

No período de chuvas é quando os casos aumentam de dengue e concidentemente, de dezembro para cá, também tem crescido a quantidade de novos pacientes diagnosticados com o coronavírus. Diante da similaridade de sintomas entre doenças, a reportagem conversou com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia Aurélia Ester Veloso, para saber como os profissionais de saúde têm sido orientados a lidar com os pacientes.

A coordenadora conta que, prevendo desse cenário, em dezembro a SES convidou um médico especialista casos de dengue, zika e chikungunya, para prestar uma palestra online aos profissionais de saúde de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado sobre diagnóstico e tratamento. O objetivo foi fazer com que esses profissionais monitorem seus pacientes e saibam distinguir as doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti da provocada pelo coronavírus.

Leia também - Regras emergenciais para alterar passagem aérea são prorrogadas

“Nessa apresentação dele, ele trouxe um pouco sobre os sintomas da covid-19 e da dengue para que os médicos se atentem, porque no início é bem inespecífico mesmo. Às vezes o paciente chega à unidade com febre, dor de cabeça e dor no corpo. Não tem como avaliar e falar que está com dengue ou covid. Então o médico precisa se atentar, ter paciência na hora da consulta e fazer perguntas para conhecer o paciente, além de acompanhá-lo. Porque só com acompanhamento é que o médico vai conseguir avaliar, ver o período dos sintomas para saber que tipo de exame ele pode pedir”, explica.

Márcia pontua que tanto os casos de dengue, quanto de covid-19, precisam ser acompanhados por um médico, tendo em vista que ambas as doenças podem gerar consequências graves e até mesmo a morte do paciente.

Para diagnosticar se é dengue ou covid-19, a coordenadora diz que já no momento da consulta o médico irá avaliar os sintomas apresentados e o tempo de duração dos mesmos. Caso haja suspeita de contaminação, serão requisitados exames de testagem. “Tudo vai depender da data de início dos sintomas”.

A coordenadora lembra que não apenas a dengue, mas viroses em geral costumam desencadear sintomas similares aos da covid-19, como febre, dor de cabeça e dores no corpo. “Por exemplo, quando a gente pega as arboviroses, que incluem dengue, zika e chikungunya, no início é difícil detectar. Aí você vai analisar a febre, se é alta ou baixa, se saiu manchas pelo corpo. Então assim, o médico tem o preparo para identificar, mas a maioria das viroses começa dessa forma”.

Em todos os casos, diante desses sintomas, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

Márcia conclui fazendo um alerta à população para que redobrem os cuidados para evitar deixar nos quintais recipientes que possam acumular água, evitando assim o surgimento de criadouros do mosquito aedes aegypti, que transmite dengue, zika, chikungunya, febre amarela, entre outras. “Mais de 70% dos criadouros estão nas residências, então as pessoas estão deixando o mosquito se proliferar. Então é preciso ficar atento e fazer o dever de casa”.

Também são necessários os cuidados com a biossegurança para evitar contaminação pelo coronavírus, como manter o isolamento social, fazer uso de máscara de proteção facial e álcool em gel.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet