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Notícias / Política

15/01/2021 às 08:57

Mauro cita má-fé e diz que Emanuel pode ser responsabilizado se nova frota atrapalhar o BRT

Governador alegou que mudança de frota pode trazer prejuízo aos cofres públicos e pediu que prefeito aguardasse o planejamento do Estado

Camilla Zeni

Mauro cita má-fé e diz que Emanuel pode ser responsabilizado se nova frota atrapalhar o BRT

Foto: Mayke Toscano/Secom

“Notificado, foi”, afirmou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), ao comentar a renovação da frota de ônibus em Cuiabá, a qual recomendou à Prefeitura que não fosse feita. De acordo com o chefe do Executivo estadual, caso a mudança atrapalhe a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) na Capital, o prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), poderá ser responsabilizado.

No início do ano, o governo notificou a Prefeitura de Cuiabá para que ela suspendesse, temporariamente, a renovação da frota de ônibus da Capital, até que fosse concluído o plano funcional de implantação do BRT, o que levaria cerca de 90 dias.

Conforme a alegação do Estado, o objetivo do pedido seria evitar prejuízos à mobilidade da cidade e o desperdício de recursos públicos, já que será criada uma nova estrutura de linhas de ônibus e padrões de veículos para atenderem ao sistema BRT. 

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Contudo, Emanuel Pinheiro rechaçou a notificação e deu seguimento à renovação, que já estava prevista no contrato da última licitação do transporte coletivo, feita em 2019. O prefeito, aliás, aproveitou para contranotificar o governador, pedindo que ele  se abstenha de tomar qualquer tipo de decisão impositiva acerca do assunto, sem que os municípios envolvidos sejam ouvidos. 

Na noite dessa quarta-feira (13), em coletiva de imprensa, Mauro criticou a postura do prefeito, afirmando que Emanuel foi alertado sobre a possibilidade de causar danos aos cofres públicos e, por isso, agiu com má-fé. 

“Lá na frente, se isso trouxer alguma implicação, certamente a Justiça, o Ministério Público, poderão responsabilizar quem toma decisões inadequadas, alertado para tal. Isso é como se fosse uma notificação recomendatória. ‘Olha, estou te alertando que isso vai gerar prejuízo público’. Você, alertado pelo Ministério Público ou por alguém, agir em contrário, você está ciente e agindo com má-fé e dolo ao erário público”, avaliou o governador.

De acordo com Mauro, porém, inicialmente, a mudança das frotas em Cuiabá não acarretará em prejuízos imediatos à implantação do novo modal. 

Nova frota

No dia 8 de janeiro, o prefeito anunciou que a renovação da frota de transporte coletivo de Cuiabá se dará por meio de 111 ônibus novos, além de mais 90 deles equipados com ar-condicionado. Com isso, conforme o prefeito, Cuiabá se torna uma das primeiras capitais a ter metade de sua frota de transporte climatizada. Ao todo, com os novos veículos, serão 201 ônibus com ar-condicionado em circulação. A proposta é que em 2022 já sejam 75% dos ônibus climatizados e, nos anos seguintes, 100%.

BRT
Por sua vez, a escolha da implantação do BRT em Cuiabá e Várzea Grande foi tomada há menos de um mês, após "um longo estudo técnico de viabilidade", segundo justifica o governador. 

A decisão foi tomada unilateralmente pelo governo, como alternativa ao VLT, que teve as obras paralisadas em 2014. Conforme o Estado, o custo para término da obra e de operação inviabiliza o projeto. O prefeito de Cuiabá, porém, briga na Justiça para impedir a mudança, até que a troca de modal seja discutida com o município.
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