Cuiabá, sábado, 23/01/2021
04:28:18
informe o texto

Notícias / Geral

14/01/2021 às 14:05

Secretaria de Saúde alerta sobre ligação de golpistas para atualizar Cartão do SUS

Quem for atualizar o cartão deve baixar aplicativo ou ir no posto de saúde mais próximo da residência

Leiagora

Secretaria de Saúde alerta sobre ligação de golpistas para atualizar Cartão do SUS

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população que nem a Prefeitura de Cuiabá e nem o Ministério da Saúde estão entrando em contato com a população espontaneamente para fazer a atualização do cartão do SUS ou para pedir dados dos cidadãos.
 
Golpistas tem enganado as pessoas para clonar seus telefones. Apenas quem fizer a instalação do aplicativo Conecte SUS receberá uma mensagem para ativar a conta. Portanto, quem receber alguma mensagem sem ter baixado o aplicativo, simplesmente ignore.
 
O Ministério da Sáude convencionou que para participar da campanha de vacinação contra a Covid-19, que está em fase de preparação em todo país, é necessário atualizar o Cartão SUS o quanto antes.
 
A atualização do cartão antes do começo da campanha é fundamental para evitar filas no momento da vacinação e para que a ação seja realizada da maneira mais rápida possível, evitando aglomerações. 
 
Duas formas de atualizar o Cartão do SUS
 
A orientação do Ministério da Saúde é que toda a população realize esta atualização por meio do aplicativo Conecte SUS, disponível gratuitamente nas lojas virtais de aplicativos nos celulares. “O Conecte SUS é uma ferramenta do Governo Federal e plataforma oficial de comunicação entre o cidadão e o Sistema Único de Saúde. Nele, o cidadão tem acesso a todo o histórico de vacinação, bem como consultas e exames feitos na rede pública. Importante frisar que aqueles que ainda não possuem o cartão do SUS também devem baixar o aplicativo, que vai gerar o cartão de maneira digital. Como possivelmente a vacina será disponibilizada apenas na rede pública, todos que fazem parte do público alvo precisam ter o cartão do SUS”, explicou a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix.
 
Ozenira ressalta que aqueles que não conseguirem baixar o aplicativo, podem fazer a atualização no posto de saúde mais próximo de sua residência. “Todas as unidades Básicas de saúde podem fazer a atualização ou fazer o cartão para quem ainda não possui. Nós pedimos às pessoas que têm condições de fazer pelo celular, que o façam, mas se não for possível, é só ir até um posto ou centro de saúde e solicitar”, disse.

Com Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet