Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:27:33
informe o texto

Notícias / Política

17/01/2021 às 08:03

Fávaro cobra urgência na votação das reformas administrativa e tributária

Senador reforça que a reforma administrativa “é urgente para o desenvolvimento do país”

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Camilla Zeni

Fávaro cobra urgência na votação das reformas administrativa e tributária

Foto: Divulgação

No último ano, em função da pandemia de covid-19, o Congresso priorizou pautas relacionadas ao auxílio e enfrentamento, deixando um pouco de lado as reformas legislativas. Em 2021, o senador Carlos Fávaro (PSD) defende que haja urgência na votação das reformas administrativa e tributária. Para o parlamentar, as discussões ainda estão muito superficiais e demandam aprofundamento.

“A reforma administrativa tem que ir na profundeza da máquina pública para melhorar a eficiência. Um país onde pagam tantos impostos exige da administração pública mais eficiência. E não é má vontade. Em uma analogia, você acha que tem algum diretor da Anvisa sentado em cima do processo de liberação da vacina por birra? Ele também tem família, tem parentes. Não consegue pela burocracia. Ele está cumprindo um rito absurdamente excessivo”, comparou em entrevista à imprensa mato-grossense na última semana.

Fávaro reforça que a reforma administrativa “é urgente para o desenvolvimento do país”. Uma de suas sugestões é fomentar o uso de inteligência artificial na administração pública para diminuir a burocracia e agilizar o tempo de resposta ao cidadão. “A burocracia impede a agilidade e é nisso que precisamos avançar”, prometeu.

A reforma administrativa, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/2020, foi apresentada em setembro de 2020 pelo governo federal e restringe a estabilidade no serviço público, criando cinco tipos de vínculos com o Estado. As mudanças só valerão para os novos servidores.

Desde que o projeto chegou ao Congresso, entidades sindicais se mobilizam para barrar a proposta. No início de dezembro, fizeram um Dia Nacional de Luta contra a retirada de direitos.

Já a (PEC) 45, reforma tributária, simplifica o sistema tributário nacional pela unificação de tributos sobre o consumo. O texto extingue três tributos federais (IPI, PIS e Cofins), o ICMS (estadual) e o ISS (municipal), todos incidentes sobre o consumo. No lugar deles, serão criados um imposto sobre o valor agregado, chamado de Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS) – de competência dos três entes federativos –, e outro, sobre bens e serviços específicos (Imposto Seletivo), de competência federal.

Quanto à PEC 45, a expectativa do relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), é que seja aprovada até março.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet