Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
18:19:56
informe o texto

Notícias / Política

15/01/2021 às 09:56

Janaína Riva defende vacinação de professores e retomada das aulas presenciais

Deputada avaliou, como mãe, que filhos perderam o interesse de ir para a escola, e ponderou que a população já tem se aglomerado há muito tempo

Camilla Zeni

Janaína Riva defende vacinação de professores e retomada das aulas presenciais

Foto: Camilla Zeni/Leiagora

Com a justificativa de que a aglomeração de pessoas nunca acabou, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) defende o retorno das aulas presenciais. Na visão da parlamentar, diversas escolas já estão 100% preparadas para receber os alunos e, agora, falta apenas a vacinação dos professores.

Em Mato Grosso, as aulas presenciais estão suspensas desde 23 de março de 2020, quando o Governo do Estado emitiu um dos primeiros decretos da pandemia da covid-19, proibindo as atividades escolares de forma presencial. Desde então, as instituições, públicas e privadas, ofertam aulas à distância. 

"Os meus filhos já não querem voltar para a escola. Estão perdendo o hábito da convivência escolar, de ter o prazer de ir para a sala de aula, de aprender. Eles estão perdendo, inclusive, o discernimento do quão importante a educação é para o crescimento e desenvolvimento deles próprios", avaliou a deputada, em um vídeo publicado em suas redes sociais.

Leia também - Com avanço do coronavírus, Estado e município adiam decisão sobre retorno das aulas

Janaína disse que acompanhou as discussões sobre o modelo da volta às aulas, patrocinadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nessa quinta-feira (14), mas defende que o retorno presencial seja feito e aconteça apenas em ambiente seguro para os alunos. Nesse ponto, a deputada ponderou que é necessário priorizar os professores para a vacinação contra a covid-19, e, depois, fazer até mesmo a liberação parcial das instituições de ensino.

"Eu fiquei muito impactada quando vi o grupo de vacinação do Governo Federal, e que os professores não estão lá. Como a gente vai discutir a volta à sala de aula, principalmente para as crianças do ensino público, que tem aglomeração, sem os professores estarem no grupo de vacinação? Isso, na minha opinião, é o primeiro passo para a volta às aulas. Depois a gente tem que começar a discutir qual o melhor sistema, se vai ser híbrido ou presencial", ponderou a deputada. 

Janaina também apresentou uma nova forma de retorno às aulas, de forma gradativa e conforme a segurança de cada escola. Em sua proposta, as escolas que estão 100% preparadas para o retorno presencial, como é o caso de algumas instituições privadas, poderiam já ter os alunos em sala de aula. Depois, conforme mais unidades forem se preparando, a liberação para retorno é feita.

A deputada argumentou que, do segundo semestre de 2020 para os dias atuais, já foram presenciadas diversas aglomerações, como nas eleições e em comícios, festas de fim de ano, em praias e rios, mas o retorno das crianças para as salas de aula segue em segundo plano. 

“Tá na hora da gente correr atrás desse prejuízo, colocarmos nossas crianças dentro da sala de aula, e retomarmos o ensino de qualidade para todas elas”, defendeu.

Retorno inviável

Apesar do posicionamento da deputada, a reunião organizada pela Seduc apontou que os dirigentes da Educação, entre eles o Conselho Estadual de Educação, não defendem a retomada das aulas presenciais, por entenderem que não é possível garantir a segurança para os alunos, ao contrário do que ponderou a parlamentar.

Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, as projeções apontam para um aumento exponencial do número de casos de covid-19 em Mato Grosso, o que poderiam resultar em um colapso do sistema de saúde em até duas semanas. Essa fala do secretário chegou a ser lembrada pela deputada em seu vídeo.

Uma posição sobre o início do ano letivo de 2021 deve ser tomada pela Seduc nesta sexta-feira (15).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet