Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
11:56:35
informe o texto

Notícias / Política

18/01/2021 às 08:54

MT vai receber 65,7 mil doses no primeiro lote da vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira

Logística de distribuição pode envolver seis aeronaves do Ciopaer e campanha de vacinação de iniciar hoje em todo país

Kamila Arruda

MT vai receber 65,7 mil doses no primeiro lote da vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira

Foto: Secom-MT

O primeiro lotes com 65,7 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chega nesta segunda-feira (18) em Cuiabá. O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, chegam por volta das 16h no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande com a primeiras doses. Eles participaram de ato simbólico de recebimento das vacinas pelo Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), às 7 horas.
 
No domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial das vacinas CoronaVac e da Aztrazeneca contra a Covid-19. Logo após a aprovação, o governo de São Paulo aplicou a primeira vacina da CoronaVac na enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos. 
 
Para que a vacina chegue o mais rápido possível em todos os 141 municípios, a SES trabalha em uma força tarefa e pode ter o apoio de seis aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição será feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa. Nos casos em que for necessário, o Ciopaer disponibilizará sua frota aérea para dar celeridade à distribuição.
 
Nos próximos dias, os 141 municípios de Mato Grosso começam a receber as agulhas e seringas que já se encontram em estoque e que serão utilizadas no plano de vacinação contra a Covid-19. A SES também providenciou a aquisição suplementar de 6,5 mil seringas para o enfrentamento de vacinação, com investimento na ordem de R$ 2,8 milhões.

Cronograma

De acordo com o governador, nos próximos dias deverão chegar mais doses de vacinas a Mato Grosso, dentro do Plano Nacional de Imunização, para imunizar toda a população.

"O Governo Federal centralizou a aquisição de vacinas. Tentamos comprar direto por Mato Grosso, mas recebemos uma negativa. Estamos conversando com outros laboratórios, mas é muito difícil, então vamos seguir o Plano Nacional de Imunização", relatou.

Apesar de as vacinas estarem chegando gradualmente, Mauro Mendes reforçou a importância de continuar a tomar as medidas de segurança contra a transmissão do vírus.

"Vamos manter as medidas farmacológicas, porque elas são importantes e podem salvar a vida de muitos mato-grossenses", concluiu.

 
Capital
 
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, espera que o primeiro município de Mato Grosso a dar início a campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19). Ele deve detalhar como se dará a logística de vacinação em coletiva na tarde desta segunda-feira (18).

Os primeiros a serem contemplados com a vacina serão os idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e ainda os profissionais da saúde e educação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet