Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
15:04:08
informe o texto

Notícias / Política

18/01/2021 às 16:48

Vereador de Cuiabá aposta em retorno híbrido enquanto crianças não forem vacinadas

Parlamentar defende que elas não sejam ainda mais prejudicadas com a continuação do ensino online

Eduarda Fernandes

Vereador de Cuiabá aposta em retorno híbrido enquanto crianças não forem vacinadas

Foto: Divulgação

O vereador por Cuiabá Dr. Luiz Fernando (Republicanos) é favorável ao retorno das aulas no sistema híbrido na rede pública e particular da Capital. Em entrevista ao Leiagora, o parlamentar, que é médico ortopedista, diz entender que as crianças estão longe de serem contempladas pelo plano de vacinação, mas defende que elas não sejam ainda mais prejudicadas com a continuação do ensino online.

“Eu penso que, hoje, diante do que estamos vivenciando, os hospitais lotados novamente, tanto em nível de UTI quanto de enfermaria, tanto em unidades do Estado quanto da prefeitura, seria melhor o retorno híbrido. Não deixar as crianças e as escolas no ensino à distância, porque principalmente para as crianças que estão em fase de alfabetização é muito difícil”, comenta.

Leia também - MT vai receber 65,7 mil doses no primeiro lote da vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira

O parlamentar reforça que cabe ao poder público garantir que esse retorno às aulas ocorra com segurança, implementando medidas de segurança nas escolas públicas e cobrando o mesmo das unidades privadas. “Eu sei que a questão da vacina para as crianças vai demorar, mas não sou contra o retorno das aulas de forma híbrida com todas as medidas de segurança asseguradas”.

Questionado sobre a disparidade de estruturas entre uma escola pública e uma privada, no que tange ao fornecimento de todos os insumos necessários à proteção das crianças e professores, Dr. Luiz diz acreditar que talvez o município não consiga fornecer tudo o que a rede privada dispõe, “mas a gente tem que chegar muito próximo disso, porque senão você acaba colocando a população novamente em risco, porque muitas crianças desenvolvem a doença de forma assintomática”.

Apesar das ponderações sobre o retorno híbrido, o vereador defende que para o retorno 100% presencial é necessário que todas as crianças estejam vacinadas. “Se voltar, temos que saber se as aulas serão de forma híbrida mesmo, se o distanciamento será de fato cumprido e ainda se os professores estão preparados para tal mudança”.

O vereador entende que a melhor maneira é o revezamento de alunos, de modo que as salas de aula não ultrapassem 50% da capacidade de lotação.

Volta às aulas
Na última semana, o Governo do Estado anunciou que as aulas na rede pública estadual voltarão em 8 de fevereiro e de forma não presencial. A Prefeitura de Cuiabá ainda não decidiu sobre o assunto.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet