Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
18:20:41
informe o texto

Notícias / Política

19/01/2021 às 17:01

Mauro Mendes tenta driblar morosidade e adquirir diretamente 1 milhão de doses para MT

Governador assumiu diálogo com dois laboratórios chineses para a compra das vacinas, uma vez que não há previsão de envio de novos lotes pelo Ministério da Saúde

Camilla Zeni

Mauro Mendes tenta driblar morosidade e adquirir diretamente 1 milhão de doses para MT

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Para não ficar na dependência do envio de vacinas contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde, o governador Mauro Mendes (DEM) busca formas de adquirir a importação de 1 milhão de doses da vacina contra o coronavírus negociando diretamente com os laboratórios internacionais. Ele confirmou as tratativas com laboratórios chineses na manhã desta terça-feira (14).

“Tivemos uma resposta oficial da Pfizer de que ela só negocia com o Governo Federal. Agora estamos em contato com dois laboratórios, via embaixada, que são a Sinopharm e a Sinovac, que são dois laboratórios chineses”, revelou à imprensa.

Leia também - Vereadora cobra ‘plano B’ de Emanuel e cita risco do ano terminar sem população vacinada

Ambos os laboratórios já tiveram autorização do governo chinês para a distribuição das vacinas entre a população, que começou a ser imunizada desde 15 de dezembro passado. O laboratório Sinovac, porém, é quem envia insumos para que o Instituto Butantan produza a vacina brasileira Coronavac. 

Mauro também revelou estar em contato com o governo da Bahia, que também busca fazer a compra da vacina russa Sputinik V. Contudo, o governo baiano ainda não conseguiu firmar contrato.

“Tem muita gente como nós, tentando comprar, agora, com martelo batido eu não vi ninguém”, argumentou.

Ainda segundo Mauro, o Estado tem caixa reservado para fazer a compra da vacina, que deverá custar cerca de 10 milhões de dólares, o equivalente a quase R$ 60 milhões. No entanto, nenhum laboratório sinalizou pela venda dos imunizantes.

Plano B

Enquanto o governo busca diálogo com laboratórios externos, o prefeito de Cuiabá descartou usar a mesma medida. Emanuel Pinheiro (MDB) foi cobrado pela vereadora Edna Sampaio (PT) para que abrisse esse diálogo, considerando que o Governo Federal não apresentou um cronograma capaz de garantir a vacinação de toda a população. 

“Se ficarmos esperando o Governo Federal, a situação está posta: nós vamos fazer lançamento da campanha e vamos terminar o ano sem ter vacinado nossa população”, comentou a vereadora, após o lançamento da campanha municipal, na tarde de segunda-feira (18).
 
 

 
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet