Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
00:32:34
informe o texto

Notícias / Geral

19/01/2021 às 20:44

Aumento de casos e pouca vacina disponível faz Prefeitura de VG endurecer regras

Decreto proíbe por 45 dias, a realização de eventos sociais, corporativos, festas, shows e afins

Leiagora

Aumento de casos e pouca vacina disponível faz Prefeitura de VG endurecer regras

Foto: Divulgação

O aumento de casos confirmados de covid-19 em Várzea Grande coloca o município em classificação de situação de emergência pelos próximos 30 dias. Diante disso, a prefeitura atualizou as medidas de combate e prevenção à pandemia e as medidas restritivas para as atividades econômicas.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, que esteve reunido com o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e disse que é preciso tomar essas medidas. “Como estamos com um número reduzidíssimo de vacinas diante de uma necessidade de 600 mil doses, temos que equilibrar as coisas neste momento e o mais importante é usar as medidas de segurança como distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e água e sabão para preservarmos o nosso meio de vida”, disse. 

Leia também - Em um dia, coronavírus mata 31 pessoas e 1.991 novos casos são registrados em MT

O decreto municipal nº 06/2021, assinado pelo prefeito e definido em reunião com o Comitê de Enfrentamento Municipal, proíbe por 45 dias, a realização de eventos sociais, corporativos, festas, shows, atividades em casas noturnas, confraternizações, atividades de capacitação, de treinamento ou de eventos coletivos com mais de 100 pessoas, em espaços privados ou públicos, inclusive em logradouros públicos. 

Funcionarão com sua capacidade máxima em 50%: o shopping center (das 10h às 22h); os cinemas e teatros; serviços e atividades não essenciais privadas, varejistas e atacadista, inclusive a utilização de provadores de roupa (das 08h às 18h). Supermercados, mercados, mercearias e feiras, varejistas e atacadistas, das 06h às 21h, vedado, expressamente, consumo no local. Padarias, açougues e similares, das 06h às 19h. 

Conveniências localizadas em postos de combustível e distribuidoras de bebidas podem funcionar de segunda a domingo, das 06h às 22h na forma de delivery ou drive thru e está proibido qualquer tipo de consumo no local, além da presença de público. 

Restaurantes e pizzarias poderão funcionar  das 11h às 23h, com 50% da capacidade máxima. Lanchonetes, cafeterias, bares e congêneres, das 06h às 23h, também com restrição de público. Já a utilização de parques públicos, praças, academias ao ar livre e equipamentos comunitários em geral, podem ser utilizados pela população desde que respeitada as medidas de segurança. 

Ajuda
A fiscalização será realizada pela Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. Mas o município solicitou ao governador Mauro Mendes,  o apoio das forças policiais de Mato Grosso, Corpo de Bombeiros e Vigilância em Saúde para auxiliar na fiscalização e cumprimento das regras.

Escolas
Está permitida a retomada das atividades presenciais nas unidades de ensino privadas do município de Várzea Grande, no que se refere à educação infantil, observada 50% da capacidade máxima das salas de aula e respeitado o limite de até 15 alunos por turma, mantendo a mesma regra do decreto anterior. 

No ensino privado: fundamental, médio e superior, fica autorizada a retomada, a partir de 01 de fevereiro, de forma remota, sendo que o ensino híbrido deverá ser implantado a partir de 01 de março no ensino superior e demais modalidades a partir de 5 de abril.

Já no ensino público, ficam mantidas as mesmas regras acima descritas, respeitado o prazo de 1º de março para o ensino remoto e de 5 de abril para o híbrido.

Confira aqui o decreto na íntegra.

 
Com informações da Prefeitura de Várzea Grande
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet