Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
00:21:16
informe o texto

Notícias / Política

20/01/2021 às 12:34

Emanuel Pinheiro envia emissário a São Paulo para abrir diálogo com laboratórios

O prefeito enviará nesta sexta-feira (22) um emissário ao Estado de São Paulo, a fim de garantir ligação com os laboratórios

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Luzia Araújo

Emanuel Pinheiro envia emissário a São Paulo para abrir diálogo com laboratórios

Foto: Luiz Alves/Secom

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) garante que irá buscar meios de garantir que uma maior quantidade de doses da vacina contra o coronavírus (Covid-19) seja encaminhado a Cuiabá. O emedebista afirma, inclusive, que tentará viabilizar novas doses de forma direta junto ao Governo Federal.

“Vamos agora ser audaciosos na cobrança de mais doses, mais vacinas e num número muito mais significativo, num número muito mais abrangente, como requer a maior e mais populoso cidade do estado de Mato Grosso”, enfatizou.

Além disso, enviará nesta sexta-feira (22) um emissário ao Estado de São Paulo, a fim de garantir ligação com os laboratórios responsáveis pela produção da vacina.

“Eu já autorizei a equipe, já conversei com a bancada federal, e vamos manter o contato direito. Estremos em contato direto com os laboratórios, inclusive, estamos encaminhado sexta um emissários a São Paulo para articular junto a Fundação Fiocruz e com o Instituto Butantan”, revelou.

O chefe do Executivo Municipal afirma que tem conhecimento de que os laboratórios negociam apenas com a União, mas afirma que quer colocar a Capital na frente, caso seja liberada a compra direta para os estados e municípios.

“Não está liberado as vacinas, a não ser por meio do governo federal. Eu também me pauto por essa linha de segurança oficial, entretanto, eu não quero que Cuiabá seja pega de surpresa, quero que Cuiabá esteja a frente pra saber se vamos poder, em que momento vamos poder fazer a aquisição diretamente com o laboratório”, explicou.

Questionado sobre recursos para aquisição da vacina, o prefeito garante que poderá fazer remanejamentos que garantam a disponibilidade de dinheiro para efetuar a compra.

“Dinheiro é uma questão de prioridade, e saúde é prioridade. Nós temos dinheiro reservado para outros investimentos, aplicamos com muita gestão e responsabilidade, mas se houver necessidade para adquiri vacina, podemos até suspender novos investimentos que podem esperar”, disse.

Nesta primeira fase, foram destinadas a Cuiabá apenas 8.02 doses da vacina. De acordo com Emanuel, o montante não garante a vacinação do grupo prioritário definido para esta primeira etapa.

Apesar disso, ele comemora o avanço. “É muito pouco para o enfrentamento da Covid, mas já e um primeiro passo. Antes pouco do que nada”, disse.

Estão sendo vacinados nessa primeira fase apenas os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no que tange ao enfrentamento da Covid-19.

Pinheiro espera que a segunda dose seja encaminhada dentro de algumas semanas. "Daqui há algumas semanas, dentro de um prazo de 14 a 28 dias, chegará a segunda dose desses profissionais da saúde, como esperamos que aumentem o número de doses para conseguir avançar e garantia imunização dos idosos acima de 75 anos, acima de 60 e os demais grupos prioritários”, finalizou.

A campanha de vacinação contra o coronavírus começou oficialmente na Capital na manhã desta quarta-feira (20). Na oportunidade, sete profissionais foram imunizados.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet