Cuiabá, sábado, 20/04/2024
10:05:23
informe o texto

Notícias / Geral

20/01/2021 às 14:09

Servidores são hostilizados em postos de saúde de Cuiabá por falta de vacinas

Lista que circula no Whatsapp com postos que teriam vacina contra a covid-19 é falsa, informou a secretária

Camilla Zeni

Servidores são hostilizados em postos de saúde de Cuiabá por falta de vacinas

Foto: Luiz Alves/Secom

A secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, revelou que profissionais que atuam em postos de saúde nos bairros da Capital já foram hostilizados pela população por não terem disponíveis as vacinas contra a covid-19. 

Conforme a secretária, a ação foi motivada por uma lista que circula no Whatsapp, onde uma mensagem aponta os supostos locais de vacinação em Cuiabá. Contudo, a Prefeitura já desmentiu a informação e garantiu que, na primeira fase da campanha, lançada na segunda-feira (20), a vacinação vai ser realizada apenas no Centro de Eventos do Pantanal.

“Inicialmente, temos os grupos que vão ser vacinados e têm pessoas que não estão entendendo isso. Tanto que soltaram uma lista dos postos de vacinação e já tem pessoas procurando e brigando com os nossos atendentes”, revelou, durante coletiva de imprensa na segunda-feira.

De acordo com a gestora, a ideia de fazer uma centralização do atendimento inicial em Cuiabá partiu do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), por segurança dos profissionais e dos moradores. “Precisamos que a população entenda que não adianta ir lá na unidade brigar. Precisamos nos unir. Não adianta ir nas nossas unidades, porque elas não vão receber vacina nesse momento”, explicou a secretária.

Pelo plano de vacinação lançado pela Prefeitura, a primeira fase da vacinação tem como público-alvo os trabalhadores da saúde no grupo 1. Depois, o segundo grupo prioritário deve ser vacinado, contemplando pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas de 60 anos ou mais, institucionalizados e indígenas que não residem nas cidades. 

Toda a primeira fase de vacinação será realizada no Centro de Eventos do Pantanal, que funcionará das 7h às 22h, mediante pré-cadastro e agendamento pelo link que será disponibilizado pela Prefeitura de Cuiabá. Também é necessária a atualização do cartão SUS via aplicativo ConectSUS ou nas unidades de saúde dos bairros.

Já a segunda fase do plano de vacinação, que será realizada nos polos regionais de saúde de Cuiabá, contempla os grupos prioritários 3, 4 e 5, que correspondem, respectivamente, às pessoas com idades entre 70 e 74 anos, 65 a 69 anos e, por fim, entre 60 e 64 anos. Contudo, ainda não há data para o início dessa fase.

A terceira e última fase será feita nos postos de saúde, contemplando o grupo prioritário 6, no qual estão incluídas as pessoas com comorbidades e que não se encaixam nos grupos descritos anteriormente. São elas as portadoras de diabetes, hipertensão arterial, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados, e pessoas diagnosticadas com anemia falciforme, câncer ou obesidade grave.

A Prefeitura de Cuiabá ainda prevê os grupos 7 e 8, no qual se enquadram os professores, agentes de Segurança Pública e Salvamento, e funcionários do sistema prisional.

Para conferir o plano municipal de vacinação na íntegra, clique aqui.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet