Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
12:07:22
informe o texto

Notícias / Política

20/01/2021 às 13:15

“Democracia prevaleceu”, diz Biden em 1º discurso como presidente

Metrópoles

“Democracia prevaleceu”, diz Biden em 1º discurso como presidente

Foto: ROB CARR/GETTY IMAGES

Washington D.C. – O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, toma posse nesta quarta-feira (20/1), em uma cerimônia marcada por forte esquema de segurança. O protocolo foi determinado como precaução, em função do temor por novos e violentos protestos antidemocráticos alimentados pelos seguidores do presidente que se despede, o republicano Donald Trump, e também devido às medidas sanitárias para conter o avanço do novo coronavírus.

Ao fazer o primeiro discurso como no novo presidente dos EUA, Biden afirmou que “a democracia prevaleceu”. “Hoje é o dia da democracia”, disse.

Joe Biden e Kamala Harris chegaram ao Capitólio para a cerimônia de posse por volta das 12h30. Ex-presidentes Barack Obama, Bill Clinton e George W. Bush também acompanham a solenidade.

A cerimônia começou com uma oração do padre Leo O’Donovan. Depois, Lady Gaga cantou o Hino Nacional dos Estados Unidos. A cantora fez campanha para Biden e Harris no ano passado. O evento tem a apresentação de Jennifer Lopez e Garth Brooks.

A vice-presidente Kamala Harris fez o juramento, conduzido pela juíza Sonia Sotomayor. Já Biden será empossado pelo líder da Suprema Corte, John Roberts. Em seguida, ele fará o primeiro discurso como presidente.

Eleito em 7 de novembro pelo povo norte-americano, o candidato do Partido Democrata viu a tensão crescer entre os rivais, que, agarrados a um discurso de que as eleições presidenciais dos EUA teriam sido fraudadas, têm promovido atos violentos – como a invasão ao Capitólio, em Washington D.C., no dia 6 de janeiro.

Não à toa, diante da tensão que ronda o momento atual do país, as autoridades norte-americanas e as forças de segurança organizaram um esquema ainda mais rígido e repleto de protocolos de segurança e sanitários. Os moradores de Washington D.C. tiveram que se acostumar com uma preparação de guerra, com 25 mil agentes da Guarda Nacional vigiando a capital.

Recentemente, autoridades sanitárias pediram aos apoiadores que pretendiam comparecer ao ato que acompanhassem a posse de casa, de forma virtual, para evitar aglomerações.

Não há público em frente ao National Mall (Passeio Nacional). Foram instaladas 200 mil bandeiras dos estados do país, representando aqueles que não poderão comparecer. Pouco mais de mil convidados (entre eles, o ex-presidente Barack Obama, congressistas e funcionários do governo) estarão presentes.

A aposentada Danna Hampton, 72 anos, foi até a Constitution Avenue, bloqueada com cercas em toda a extensão, para tentar ver a movimentação da posse. Ela disse que esse é um momento triste do país, com uma cerimônia assistida pela televisão, mas que está muito feliz por causa da eleição do Biden. “Espero que tenhamos integridade na Casa Branca e que o Congresso trabalhe com Joe Biden para melhorar o nosso país”, afirmou.

Após a cerimônia no Capitólio, Biden e Harris participam de uma solenidade de saudação militar. Presidente e vice se juntam depois aos ex-chefes do Executivo Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton, para uma visita ao cemitério militar de Arlington, na Virgínia, onde farão uma homenagem a soldados norte-americanos mortos em guerras. Em seguida, eles retornam à Casa Branca.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet