Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
07:17:39
informe o texto

Notícias / Geral

20/01/2021 às 16:01

Profissionais da saúde de Chapada começam a receber vacina contra covid-19 nesta sexta

O anúncio foi feito pela secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Blanco Manzano

Leiagora

Profissionais da saúde de Chapada começam a receber vacina contra covid-19 nesta sexta

Foto: Prefeitura de Chapada dos Guimarães

A vacinação contra a covid-19, em Chapada dos Guimarães, inicia nesta sexta-feira (22), começando pelos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da pandemia. O anúncio foi feito pela secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Blanco Manzano.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) disponibilizou para o município 355 doses da vacina, que nesta primeira fase contemplarão 177 pessoas, considerando as duas doses necessárias para cada.

Leia também - Prefeitura continua fiscalizando denúncias, mas pede consciência à população

“Conforme o plano do Ministério da Saúde, vamos vacinar nossos servidores da saúde. Serão imunizados os profissionais que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, disse a secretária.

Rosa Maria explica que nesta fase não haverá postos de vacinação, uma vez que o volume de vacinas recebidas pelo município é pequeno. Portanto, uma equipe de vacinação irá vacinar os profissionais da saúde em seus respectivos locais de trabalho.

“Gostaríamos de pedir o engajamento da população no combate à doença, a situação é grave e precisamos nos cuidar. Por isso, orientamos a população que permaneçam fazendo uso dos procedimentos de biossegurança, que é a higienização com o álcool gel, uso de máscaras e o distanciamento social. Também pedimos a compreensão e colaboração de todos para que aguardem a liberação de mais doses para que mais pessoas sejam imunizadas”, reforçou.
Plano de vacinação

O plano de vacinação em Chapada dos Guimarães seguirá as diretrizes do Governo Federal. Conforme a chegada de mais doses de vacinas, na primeira fase, serão vacinados os profissionais da saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena.
Na segunda fase, serão imunizadas pessoas de 70 a 74 anos, 65 a 69 anos e 60 a 64 anos. Já na terceira fase, pessoas com comorbidades, como doença pulmonar, doença renal, obesidade, hipertensão, diabetes, entre outros.

A incidência da doença e da mortalidade é maior nestas faixas etárias e nos grupos escolhidos. A vacina que será utilizada em Chapada nesta primeira fase será a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
 

 
Com informações da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet