Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
03:55:21
informe o texto

Notícias / Política

20/01/2021 às 16:15

Senador convida ministro do Meio Ambiente para visita ‘in loco’ à Baia de Chacororé e Pantanal

Fagundes considera fundamental envolvimento de órgãos federais para dar solução ao santuário de Barão de Melgaço

Leiagora

Senador convida ministro do Meio Ambiente para visita ‘in loco’ à Baia de Chacororé e Pantanal

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi convidado a conhecer de perto a situação da Baía de Chacororé, em Barão de Melgaço. O pedido foi feito pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), em contato telefônico. Com ele, equipes da Agência Nacional de Águas e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
 
Na mesma programação, Fagundes sugeriu ao ministro seguir até o Pantanal, para verificar as condições do bioma, após o início do período chuvoso. O senador mato-grossense presidiu no ano passado a Comissão do Senado, constituída para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios florestais que consumiram mais de 4 milhões de hectares.
 
O ministro foi colocado a par da situação da baía, considerada extremamente crítica. Por conta de inúmeras intervenções ao longo do tempo, a baía praticamente secou este ano, colocando em risco a reprodução de peixes, já que ela é um dos principais berçários naturais de desova.
 
“Mostrei ao ministro que essa situação vai atingir diretamente o nosso Pantanal, que, devido o baixo volume de água e previsão de estiagem prolongada, pode voltar a registrar grandes queimadas, como no ano passado, ou até pior” - frisou.
 
Fagundes explicou que o convite visa exatamente envolver o maior número possível de autoridades para que sejam assegurados recursos em todos os níveis para desencadear ações visando salvar o santuário. Ao mesmo tempo, ele frisou, reduzir os impactos sobre o Pantanal.
 
O ministro Ricardo Salles, segundo o senador, se mostrou preocupado com os danos ambientais e o risco da baía desaparecer. “Ele disse que sua equipe de assessoramento técnico iria buscar maiores detalhes. Sendo assim, iria marcar uma visita ao local” - reportou.
 
A denúncia dos riscos à Baía de Chacorore foi feita inicialmente pelo engenheiro civil e professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rubem Mauro Palma de Moura.
 
Ações emergenciais
 
Além de envolvimento dos organismos federais, o senador Wellington também pediu que O Governo do Estado realize ações emergenciais para desobstruir os leitos dos rios e corixos que formam a baía. O Tribunal de Justiça também determinou diligências necessárias para averiguar essa situação.
 
Fagundes voltou a ressaltar que a situação hídrica em Mato Grosso é de extrema gravidade e necessita ser tratada com transparência e prioridade. Do contrário, segundo ele, com a seca há possibilidade até de ocorrer um racionamento.
 
“Podemos ter que enfrentar também racionamentos de energia elétrica. E o que nos preocupa também é a possibilidade do fogo voltar mais forte ao Pantanal” - alertou.

Com Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet