Cuiabá, sábado, 20/04/2024
12:33:52
informe o texto

Notícias / Política

21/01/2021 às 11:01

Presidente da Câmara vai participar de reunião sobre troca de modal mesmo sem ter sido convidado

Juca do Guaraná, assim como o chefe do Palácio Alencastro, é contra a troca do modal do VLT para BRT

Kamila Arruda

Presidente da Câmara vai participar de reunião sobre troca de modal mesmo sem ter sido convidado

Foto: Edson Rodrigues

Com o intuito de inserir a Câmara de Cuiabá na discussão referente a troca do modal de transporte a ser implantado na Capital e em Várzea Grande, o presidente do Legislativo Cuiabano, vereador Juca do Guaraná (MDB) se autoconvidou para participar da reunião promovida pelo Governo do Estado na tarde de sexta-feira (22) para tratar do assunto.

O tema tem sido alvo de polêmicas, uma vez que a decisão de trocar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Ônibus de Transporte Rápido (BRT) foi tomada unilateralmente pelo Executivo Estadual. 

O fato gerou ainda mais desavença entre o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito da Capital Emanuel Pinheiro (MDB). Diante disso, Juca pretende inserir o Parlamento Municipal nessa discussão.

O emedebista, assim como o chefe do Palácio Alencastro, é contra a troca do modal. “Nós queremos participar dessa reunião, já nos autoconvidamos, a não ser que não for franqueada a nossa entrada, mas nós estaremos presentes. Queremos ser ouvidos”, enfatizou o parlamentar.

Para ele, os gestores precisam se entender e chegar a um consenso em prol do município. “São dois homens experientes. Um é o atual prefeito, outro já foi prefeito anterior, hoje está como governador do estado de Mato Grosso, e tem que chegar num consenso. O que nós não podemos é estar as principais avenidas de Cuiabá e de Várzea Grande cortadas ao meio”, disse.

Juca, contudo, defende o posicionamento do prefeito. Para ele, desistir do VLT, que já está em fase de implantação, seria um “retrocesso”.

“Não sou técnico no assunto, mas na minha opinião, o modal mais moderno é o VLT. Se for analisarmos Curitiba já tem quase meio século que tem BRT, e está mudando para VLT”, finalizou.

Mendes convocou para as 15 horas de sexta-feira (22) uma reunião com técnicos das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande para apresentar o plano funcional da rede integrada do transporte coletivo para a implantação do BRT.

A intenção é explanar as modificações necessárias para adequar toda a rede de transporte coletivo ao BRT, a fim de garantir conforto, agilidade e facilidade de locomoção dos usuários.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet